Administração, perguntado por ketlynyasmin891, 8 meses atrás

1- Qual é o seu entendimento sobre as regras de etiqueta? 2- O que é etiqueta profissional? 3- O que é etiqueta comportamental no seu ponto de vista? 4- Quais posturas e comportamentos você considera primordiais dentro e fora das organizações? 5- Para você qual a importância da educação? 6- De acordo com a postura profissional (os slides), o que está inserido na imagem inicial? 7- Crie um exemplo da "imagem inicial". 8- Como manter a imagem construída? 9- Realize uma pesquisa a respeito da linguagem adequada para ser adotada no seu cotidiano e dentro das empresas, a linguagem mais correta tanto escrita quanto oralmente falada. (10 linhas no mínimo). 10- Você acredita que a higiene está relacionada a etiqueta pessoal? Justifique. 11- Como se comportar em uma entrevista de emprego? 12- Pesquise o que é assertividade e em que ela poderá influenciar sua vida pessoal e profissional. 13- Crie um guia de instruções para a vida profissional e pessoal relativos a nossa aula. 14- Qual vocabulário é necessário dentro e fora da organização? 15- Exemplifique maneiras de alcançar a etiqueta pessoal e profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por natalyabendo28
3

Resposta:

Etiqueta profissional seria o conjunto de comportamentos que são adequados para promover uma harmonia no ambiente de trabalho e nas relações de negócio”, explica ela. “Essas atitudes, diferem, por vezes, do comportamento que é aceitável na vida social.”

Espero ter ajudado.

Respondido por gabipquintana
2

Sobre etiqueta empresarial podemos afirmar que:

1) As regras de etiqueta têm como partes fundamentais o compromisso, a pontualidade, a boa aparência (estar limpo e com a roupa ideal de acordo com o compromisso), a postura, e a simpatia.

Através delas adquirimos bons hábitos para enfrentar a rotina no trabalho e abrimos as portas para um bom networking. pois um profissional que segue as regras de etiqueta empresarial se torna memorável.

2) É um compilado de boas maneiras que visam criar harmonia no local de trabalho enquanto evita ofensas, constrangimentos ou desrespeito à autoridade.  Ela auxilia nas boas maneiras dos colaboradores, suas condutas de comportamento, modo de se vestir e atitudes no ambiente empresarial.

3) Ela reúne as regras de comportamento que devem ser adotadas por nós em situações específicas. As características da vida em sociedade e os valores tradicionalmente construídos relacionam-se diretamente com a etiqueta comportamental.

Cada cultura ou grupo apresenta regras que variam conforme suas vivências e práticas. Essas regras englobam o  comportamento cordial e respeitoso em âmbito social.

4) É necessário que o indivíduo se porte de maneira discreta, educada e formal quando necessário pois a etiqueta social pode ser praticada em vários campos dentro ou fora do ambiente de trabalho. Como por exemplo, ao se apresentar para pessoas recém conhecidas, ao se portar à mesa, ao utilizar internet e redes sociais, ao participar de eventos ou ao escolher como se vestir.

5) A educação é a base para as boas maneiras. Mesmo que pareçam simples, as regras da boa educação devem estar sempre em mente. Quando usadas na ocasião certa, agradecimentos ou pedidos de licença sugerem cordialidade e boa relação com as pessoas de seu convívio.

9) Saber se comunicar de forma educada e elegante nos possibilita controlar as percepções que desejamos causar em nossos clientes e aos demais colaboradores da empresa. O uso correto da comunicação pode evitar falhas de entendimento e proporcionar uma boa relação com os demais. É importante também ser um bom ouvinte e adequar seus discursos conforme o intelocutor.

10) A boa aparência está intrinsicamente ligada à boa higiene e à assepsia. Além da vestimenta adequada conforme o local e ocasião, é importante apresentarmos cabelos, unhas e barbas cortados e devidamente asseados. Mau odores corporais devem ser evitados e a roupa deve estar sempre limpa e passada. Tudo isso passa uma boa impressão para as outras pessoas.

11) Durante uma entrevista devemos nos atentar para alguns comportamentos:

  • Estudar a empresa: entender seu objetivo, seus valores e o quão alinhada ela está com os seus princípios antes de aplicar para a vaga é fundamental;
  • Pontualidade: acima de tudo, ser pontual demonstra comprometimento e interesse na oportunidade;
  • Celular desligado: para não atrapalhar a entrevista, é de suma importância que o candidato desligue o seu celular, evitando interrupções indesejadas;
  • Ser verdadeiro: a sinceridade é importante já no primeiro diálogo com a empresa. Ser sincero quanto aos conhecimentos e experiência demonstra que a pessoa é confiável.

12) É a habilidade de demonstrar e defender uma ideia ou opinião com clareza e objetividade. Ser assertivo é demonstrar confiança em si mesmo, independente da situação. É agir com segurança perante as dificuldades, expondo a nossa opinião mesmo que ela seja divergente à opinião dos demais, ao mesmo tempo que respeitamos tais opiniões.

14) Saber se comunicar e escolher as palavras certas é importante em qualquer ambiente. É fundamental também levar em consideração as características do interlocutor para que a comunicação surja de maneira agradável e compreensível.

  • Em certos ambientes, palavras muito complexas ou técnicas podem atrapalhar a mensagem, deixando-a confusa. Em outros, um vocabulário simples demais dará a impressão de que o falante não possui conhecimento técnico suficiente ou não conhece o jargão da empresa ou do ramo.

  • Em qualquer ambiente as palavras que sugerem cordialidade são extremamente importantes. Cumprimentar os demais, pedir licença, expressar gratidão e ser respeitoso no modo de falar fará com que o interlocutor tenha mais interesse em ouví-lo e se sinta mais à vontade para o diálogo.

15) Vejamos algumas atitudes a serem tomadas para alcançar uma boa etiqueta:

  • Ser pontual, evitar atrasos constantes e não faltar a compromissos sem um aviso prévio;
  • Evitar fofocas e conversas indiscretas;
  • Evitar falar demais, atrapalhando a concentração dos colegas ou não deixando os demais expressarem as suas opiniões;
  • Evitar exagerar nos elogios ou atitudes de bajulação;
  • Evitar o humor ofensivo e exagerado, tornando o ambiente descontraído demais a ponto de ficar desrespeitoso.

Espero ter ajudado! Que tal complementar seus estudos aprendendo mais sobre etiqueta empresarial? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/22316744

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes