Filosofia, perguntado por 0sakuta0, 5 meses atrás

1. Qual é o engano dos prisioneiros da caverna?

2. Segundo o texto, como se conheceria a verdade ou a verdadeira realidade?

3. Estabeleça comparações entre a alegoria da caverna de Platão e o filme Matrix.

Preciso de um texto grande (Duas páginas no caderno). Se alguém poder ajudar agradeço, faço até um P i x de 5 reais, sem brincadeira...

Soluções para a tarefa

Respondido por FábioMnz
1

Bom, amigo, vou tentar te ajudar com isso. Não se preocupe...

1. Qual é o engano dos prisioneiros da caverna?

Na Alegoria da Caverna, de Platão, o engano dos prisioneiros é justamente confundir a realidade com suas percepções que estavam restritas a parte de dentro de uma caverna. Como os seres humanos não tem contato direto com a realidade, mas sim o faz através de suas interpretações do que ele consegue captar da realidade através dos seus sentidos, muitas dessas interpretações não condizem com a realidade. Na Alegoria da Caverna não é diferente, o que acontece é que os prisioneiros nunca tiveram contato com o mundo do lado de fora da caverna, eles desde sempre estavam apenas sendo expostos a sombras que se formavam dentro da caverna. Assim, a realidade ,para eles, se resumia apenas a essas sombras que se projetavam nas paredes da caverna. Como se não bastasse, os prisioneiros não aceitavam quando alguém os dizia que havia um mundo totalmente diferente fora da caverna; os prisioneiros só conseguiam acreditar no que eles viam e captavam com os próprios sentidos, mas negavam acreditar no que estava para além da experiência deles. Portanto, o erro deles se resume em negar o mundo das ideias, do racionalismo, da imaginação, e se ater apenas ao que ele é capaz de captar empiricamente. A consequência disso é justamente a alienação.

2. Segundo o texto, como se conheceria a verdade ou a verdadeira realidade?

A verdadeira realidade só pode ser conhecida, segundo Platão, através do mundo das ideias, que é justamente onde as coisas realmente se mostram do jeito que são. Isso porque o mundo sensível não é confiável, pois nossos sentidos são falhos e, por isso, não temos condições de entender a natureza e o mundo tal como ele é através deles; visto que o que sabemos através dos nossos sentidos é apenas o que nossos sentidos nos permitem saber sobre o mundo; o nosso aparelho corporal tem limitações em sua sensibilidade. Dessa forma, para conhecer a verdade, é necessário não pensar que as coisas podem ser resumidas ao que vemos, ouvidos e escutamos, mas sim à aceitação de que há muito mais do que pode ser percebido por nós; e essas coisas só podem ser concebidas e entendidas no mundo das ideias, isto é, através da nossa razão. Para isso, é necessário ter a mente aberta a novas ideias.

3. Estabeleça comparações entre a alegoria da caverna de Platão e o filme Matrix.

Tanto a Alegoria da Caverna de Platão, quanto o filme Matrix, se utilizam da ideia de que os seres humanos estão submetidos a um mundo ilusório que pensam ser o mundo real, mas que é apenas uma simulação do mundo real. Também, na alegoria da caverna, um dos presos se solta e tenta mostrar para os outros prisioneiros que a caverna não é o mundo real, mas sim que existe muito mais lá fora e eles foram enganados o tempo inteiro, mas eles não aceitam e preferem acreditar apenas no que eles conseguem ver. Da mesma forma, no filme Matrix, isso acontece; por exemplo, quando o Morpheus pergunta ao protagonista se ele quer saber da verdade ou quer se manter vivendo em uma ilusão, e lhe dá duas pílulas que representam essas escolhas. Portanto, Matrix e a Alegoria da Caverna tentam expor, metaforicamente, que podemos estar vivendo em função de ilusões sobre a realidade que nos tornam seres alienados. Sendo necessário, então, optar por tentar enxergar além dos nossos horizontes estreitos e ter humildade para abrir a mente.

Espero ter te ajudado, meu caro. Boa sorte.

Perguntas interessantes