Sociologia, perguntado por carm080795, 9 meses atrás

1.Qual é o conceito de Poder para as Ciências Política?

2.Qual é o conceito da divisão dos três poderes de Charles Montesquieu?

3.Quais são as diferenças de Republica e Monarquia?

4.Qual são as diferenças de Parlamentarismo e Presidencialismo?

5.Explique a teoria de Estado Absolutista de Thomas Hobbes:

6.Explique a teoria da origem do Estado Moderno para John Locke:

7.Explique a teoria da origem do Estado Moderno para Jean Jacques Rousseau:

Soluções para a tarefa

Respondido por mhimpires
2

1)A ciência política é o campo das ciências sociais que estuda as estruturas que moldam as regras de convívio entre as pessoas em agrupamentos.

2)o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. O Poder Executivo teria como função observar as demandas da esfera pública e garantir os meios cabíveis para que as necessidades da coletividade sejam atendidas no interior daquilo que é determinado pela lei.

3) Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder, na Monarquia, ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar. Já a república é seu oposto.

República é uma forma de organização do Estado. Tem-se por República, um tipo de governo onde há uma ou mais pessoas que exercem o poder supremo por tempo determinado. Na república o poder é exercido por meio do voto. Teoricamente o povo é o detentor do poder, sendo, portanto, os cidadãos que elegem seus representantes seja de maneira direta, seja através do Parlamento (cujos integrantes também são eleitos pelo povo).

4)A principal diferença entre os dois sistemas de governo é o modo como é escolhido o chefe do Poder Executivo. Também se as funções como chefe de Estado e de Governo são concentradas em uma só pessoa ou divididas em duas.

5)O Absolutismo foi um período do velho continente marcado pela centralização de poder político nas mãos dos monarcas entre os séculos XVI e XVII. A união entre reis e burguesia para superar o sistema feudalista contribuiu diretamente na consolidação das práticas absolutistas. Assim, a formação dos Estados Nacionais Modernos constituiu a estrutura política e econômica dos países absolutistas em direção a um governo centralizado no poder real.

Durante esse período, surgiram os teóricos absolutistas que elaboraram teses que defenderam uma sociedade disciplinada e controlada por um único líder, que seria o soberano. A intenção desses pensadores era legitimar o absolutismo na Europa, mostrando através de suas ideias a importância da existência de um Estado forte para comandar os súditos. Dessa forma, entre os principais teóricos do absolutismo destacaram-se: Maquiavel, que escreveu o clássico livro intitulado “O Príncipe”, Thomas Hobbes.

6)Um dos objetivos de Locke é a reafirmação da necessidade do Estado e do contrato social e outras bases. Opondo-se a Hobbes, Locke acreditava que se tratando de Estado-natureza, os homens não vivem de forma bárbara ou primitiva. Para ele, há uma vida pacífica explicada pelo reconhecimento dos homens por serem livres e iguais.

7)o filósofo não reconhece a representatividade, como vereadores, prefeitos, etc. Para ele, a soberania se exerce pela vontade popular, logo, pela participação direta do povo. Participação que não se resumiria a comparecer às urnas, por exemplo, mas em que cada cidadão tivesse participação efetiva nas decisões que afetem a comunidade.

Perguntas interessantes