1 – Qual é o assunto principal do texto?
2 – Por que a palavra “índio” nasceu de um erro histórico?
3 – Cite alguns grupos indígenas do Brasil.
4 – O que vem acontecendo com a população indígena do Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500 aos nossos dias?
5 – A quem pertence a terra e seus frutos nas sociedades indígenas?
6 – E na sociedade Capitalista?
7 – Como acontece a divisão do trabalho entre os indígenas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 O ponto principal de um texto é o contexto que está evidenciado. O texto é a descrição escrita do conteúdo, enquanto a imagem ilustra essa apresentação. ... Por fim, a imagem e o texto tem profunda relação para quem interpreta o conteúdo, um exemplo: Livros ilustrados, mangás, etc.
2 Porque quando os portugueses vieram para a américa do sul, achavam que estavam indo para as índias, e por isso chamaram os povos daqui de "índios" achando que tinham realmente chegado onde queriam
3 Tem mais depois da publicidade ;) Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.
4 Estima-se que, à época do descobrimento, até cinco milhões de índios viviam no país. A chegada dos portugueses foi uma verdadeira catástrofe para os nativos e resultou no extermínio de muitos povos indígenas no Brasil em decorrência de conflitos armados, doenças trazidas pelos europeus e pelo processo de escravização.
5 resposta pessoal
6 O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
7 trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.