1- Qual é a situação retratada no texto?
2- Essa situação faz com que o autor dê início a uma reflexão crítica a respeito de determinados estabelecimentos comerciais. Por quê?
3- ´´ A importância desse medicamento foi descontinuada´´. Diante da resposta dada pela atendente com relação ao remédio que procurava, o cronista faz um comentário irônico: ´´ Não é uma sorte que alguns de seus clientes saibam um pouco de português?´´. O que, na resposta dada, provoca a ironia do autor?
Soluções para a tarefa
Parece que você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.
1. A situação retratada no texto é a falta de medicamentos nas farmácias.
2. Porque era de se esperar que numa farmácia pudesse faltar qualquer tipo de produto, menos remédios.
O autor relata que as farmácias contém os mais variados produtos de beleza e higiene em quantidade exagerada. Mas não têm remédios mais simples, de fabricação nacional.
3. O que provoca ironia na resposta do autor é o termo "sorte", pois revela que saber português é um privilégio para conseguir compreender o que as atendentes de farmácias dizem.
1. O artigo de opinião "Uma parede no fundo", de Ruy Castro, retrata a surpresa do autor ao visitar uma farmácia e se deparar com uma variedade cada vez menor de remédios à venda.
A situação retratada no texto
Em seu texto, publicado na Folha de São Paulo, o articulista expressa sua indignação ao procurar um medicamento de uso comum numa farmácia e não encontrá-lo, enquanto é disponibilizada certa variedade de produtos secundários como artigos de higiene e beleza.
2. A partir do episódio relatado no texto, o autor tece uma crítica aos estabelecimentos comerciais que têm visado o lucro acima de tudo, distanciando-se, inclusive, da sua própria função social.
A crítica no artigo de opinião
Ao preocuparem-se em disponibilizar uma variedade infinda de produtos que não estão diretamente relacionados à atividade-fim do estabelecimento, as farmácias, em nome de certo retorno financeiro, acabam se afastando da principal razão para que elas existam, fornecer medicamentos à população de uma localidade.
3. Diante da afirmativa da atendente, o comentário do autor contém certa ironia provocada pelo termo "sorte".
A ironia no artigo de opinião
Ao enunciar "não é uma sorte que alguns de seus clientes saibam um pouco de português?", o articulista ironiza a tentativa da atendente de utilizar termos menos intuitivos (como, por exemplo, o emprego do termo "descontinuada" em vez de "interrompida") para atenuar o desinteresse do estabelecimento em seguir fornecendo o medicamento buscado.
Aprenda mais sobre artigos de opinião: https://brainly.com.br/tarefa/26985134
#SPJ3