1) Qual é a sequência inicial de uma proteína?
2) Por que dizemos que o código genético é universal?
3) Quantos aminoácidos existem e quantas combinações (trincas) são possíveis?
4) Qual é a sequência final de uma proteína?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) De uma maneira resumida, podemos dizer que o processo de síntese proteica ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e finalização. O processo inicia-se quando uma subunidade ribossomal pequena liga-se ao mRNA no códon de iniciação, o qual é identificado por uma molécula de tRNA que transporta metionina.
2)Universalidade. Afirma-se que o Código Genético é universal porque os códons têm o mesmo significado em quase todos os organismos. Assim, o códon AAU codifica o aminoácido Asparagina (Asn) tanto em um ser humano como em um Streptococcus.
3)UGU codifica cisteína. A produção destes mini RNAs possibilitou a síntese das 64 combinações possíveis de códons, o que demonstrou que certos aminoácidos podem ser codificados por uma única trinca ou até mesmo por seis combinações diferentes.
4)As proteínas são moléculas formadas por uma sequência de unidades menores chamadas aminoácidos. Como veremos mais adiante, os códons do RNA formado neste processo determinam os aminoácidos que constituirão uma determinada molécula de proteína.