Física, perguntado por GleicyKele, 8 meses atrás

1) Qual é a semelhança entra a radiação infravermelha e a ultravioleta?
2) A radiação infravermelha e a ultravioleta são visíveis para nós? Como é possível percebê-las?
3) Por que as radiações infravermelhas tem esse nome? Como ela foi descoberta? 4) Por que as radiações infravermelhas são consideradas radiações não-ionizantes?
5) Como o efeito estufa é formado e qual é o papel da radiação IV nesse processo? 6) Quais elementos podem emitir a radiação infravermelha?
7) A radiação infravermelha causa danos aos seres vivos? Explique sobre isso:
8) Cite as formas de utilização da radiação infravermelha que visam facilitar a nossa vida:
9) A radiação ultravioleta é energética? O que isso significa?
10) qual é a relação entre a camada de ozônio e a radiação ultravioleta?
11) quais são os tipos de radiação ultravioleta que existem? Qual é a mais danosa aos seres vivos?
12) Caracterize as radiações ultravioletas:
a- UVA:
b- UVB:
c- UVC:
13) Quais problemas a radiação UVA podem nos causar?
14) A proteção contra a radiação UVB está relacionada com o uso do protetor solar. Por que? De que outra forma também podemos nos prevenir?
15) Podemos afirmar que a radiação ultravioleta só nos causa problemas? Explique sobre isso:​

Soluções para a tarefa

Respondido por pavunamariavictoria2
3

Resposta:

1-O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

2-Fontes artificiais incluem lâmpadas para iluminação, projetores, telas, luzes indicadoras, arcos de solda e lasers. No outro limite do espectro de luz visível, está a radiação infravermelha (IV) que possui comprimento de onda acima de 780 nm (até 1 mm) e é invisível aos nossos olhos.

3-O nome infravermelho origina-se justamente do fato de a frequência da radiação ser menor que a frequência da luz vermelha, a qual, por sua vez, é a menor frequência captada pelo olho humano.A radiação infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrônomo inglês de origem alemã. Herschel colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor.

4-A radiação não ionizante causa apenas a excitação eletrônica dos átomos e moléculas. A excitação eletrônica ocorre quando o elétron absorve energia e passa a ocupar orbitais mais externos – sem, no entanto, ser arrancado do átomo.

5-O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.

6-Quanto maior a temperatura, maior é a emissão dessas radiações, e o ser humano sente melhor a presença desse tipo de radiação quando elas são bem intensas, pois liberam calor. O ferro de passar roupa e o aquecedor são exemplos de equipamentos que emitem na faixa do infravermelho.

7-Esse tipo de radiação vinda do Sol não causa grandes efeitos sobre o organismo humano, pois visto que sua energia é baixa, seu poder de penetração na pele também não é grande, atuando principalmente na parte superficial na forma de calor. Porém, em excesso, pode causar queimaduras.

8-nn entendi

9-De toda a energia do Sol que chega à superfície da Terra, por volta de 9% corresponde à radiação ultravioleta. ... A radiação ultravioleta, ou simplesmente UV, é a mais energética entre aquelas emitidas pelo sol e por isso apresenta mais perigos para diversas formas de vida da superfície terrestre.

10-Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). ... O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

11-A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.

12-A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera. As faixas de radiação não são exatas. Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm.

13-Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

14- O uso de protetores solares tem o objetivo de reduzir a quantidade de radiação UV a ser absorvida pela pele humana, servindo como uma barreira protetora.

15-Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

prontinho,espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes