1-Qual é a origem do nome da gripe espanhola e onde ela surgiu provavelmente?
2-Qual era o contexto histórico dessa pandemia?
3-Como foi a participação da Espanha nessa pandemia e como a mídia desenvolveu as notícias?
4- Onde provavelmente surgiu a gripe espanhola?
5-Descreva como foi a difusão da doença pelo mundo?
6-Quais eram os principais sintomas dessa doença?
7- Fale com foi o papel da ciência e medicina durante esse contexto?
8-Como foi a repercussão desse vírus no Brasil?
9-Explique como o vírus se disseminou na sociedade brasileira ?
pfvr me ajudem!!!
10-Agora que você aprendeu um pouco sobre a gripe espanhola vai compreender melhor a importância do estudo da história. Diante dessa afirmação elabore uma analogia sobre a Gripe Espanhola e COVID-19
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Apesar do nome, a gripe espanhola não surgiu na Espanha. Acredita-se que ela surgiu nos Estados Unidos (seu primeiro registro aconteceu em Fort Riley, uma instalação militar no Kansas), e espalhou-se pelo mundo por conta da movimentação das tropas durante a Primeira Guerra Mundial. Na verdade, o termo ESPANHOLA não faz referência à origem da doença, mas ao fato de que a imprensa espanhola ficou conhecida por DIVULGAR as notícias à respeito da doença.
2. Essa pandemia surgiu durante a Primeira Guerra Mundial.
3. As notícias dessa gripe eram censuradas em grande parte dos países europeus. Porém, a Espanha não participava da guerra, por isso imprensa tinha liberdade para falar da doença. Isso fez com que a cobertura espanhola ficasse conhecida no mundo.
4. Há duas teorias, na verdade, uma delas seria a de que a Gripe Espanhola teria surgido na China, e a outra de que surgiu nos Estados Unidos. Não há como PROVAR nenhuma delas, mas a que mais se sustenta é a de que surgiu nos EUA, porque o primeiro caso foi registrado no Kansas, e o primeiro paciente foi o soldado Albert Gitchell.
5. A Gripe Espanhola alastrou-se pelo mundo através de TRÊS ONDAS. A primeira iniciou-se em MARÇO DE 1918. A segunda (a mais contagiosa e mais letal), iniciou-se em AGOSTO DE 1918. E a terceira iniciou-se em JANEIRO DE 1919.
6. Dores musculares e nas articulações; dor de cabeça; cansaço; febre acima de 38º; falta de ar; inflamação da laringe, faringe, traqueia e brônquios; nefrite, proteinúria e etc.
7. Os médicos da época não sabiam como tratar adequadamente a doença, primeiro, por ela ser nova, e segundo, porque a medicina não havia conhecimento suficiente. Uma série de medicamentos começaram a ser administrados nos pacientes como tentativa de combater a Gripe Espanhola, porém mostraram-se ineficazes. Os tratamentos então dedicaram-se a aliviar o sofrimento dos pacientes, então o papel das enfermeiras foi essencial, porque elas mantinham os cuidados diários com aqueles que adoeciam. Mas, o colapso dos sistemas de saúde ocorreu em diferentes locais onde a doença chegou, e nem todos tiveram acesso ao tratamento devido.
8. A Gripe Espanhola chegou no Brasil em Setembro de 1918, através de uma embarcação que veio da Inglaterra, passando por Portugal, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
9. A doença chegou ao Brasil durante a segunda onda. Fala-se que a contaminação brasileira com a Gripe Espanhola ocorreu quando uma embarcação inglesa atracou em três cidades do Brasil, em setembro de 1918. A partir daí, começaram a ser registrados os primeiros doentes de Gripe Espanhola no país. A doença espalhou-se por todo o território nacional, e o nosso quadro foi o mesmo percebido em outros locais do mundo. As grandes cidades foram as mais atingidas, e a situação levou os governos a tomarem medidas extremas de prevenção. As aglomerações foram proibidas em locais, a exemplo da cidade de São Paulo. Determinou-se também o fechamento de escolas, bares, restaurantes, repartições públicas etc. Os sistemas de saúde não aguentaram a quantidade de pessoas doentes: só em São Paulo, por exemplo, acredita-se que metade da população adoeceu.
10. Existem inúmeras semelhanças entre a pandemia de Gripe ocorrida no início do século XX e a situação que estamos enfrentando atualmente, apesar dos 100 anos que as separam. Uma das semelhanças, é que rapidamente a Gripe Espanhola se expandiu pelo mundo. Provavelmente a rapidez com que se alastrou, em 1918 e no ano seguinte, deveu-se aos deslocamentos e contatos de grandes contingentes de tropas naquele período, devido à guerra e a volta desses soldados para seus países de origem. Mas também, pelo fato do vírus ser altamente transmissível. Esse novo vírus também se alastrou por todas as regiões do planeta e está deixando igualmente um número muito grande de infectados e mortos. Assim como a Gripe Espanhola, o Coronavírus está causando pânico, paralização da vida cotidiana de grande parte do planeta, e vem deixando transparecer antigos problemas sociais e de saúde pública. Esse novo vírus é facilmente transmissível, assim como a gripe, o que facilita sua rápida propagação. Se a Gripe de 1918 foi vista como sendo uma moléstia criada artificialmente pelos alemães, o mesmo boato foi espalhado em relação ao coronavírus. Há quem acredite que essa doença seria uma arma biológica, criada em laboratório ou um vírus propositalmente manipulado. Inúmeros boatos circularam na imprensa e nas redes sociais justificando tal teoria. Nos Estados Unidos, há quem acredite que a China foi quem produziu o vírus. Já os chineses acreditam que poderiam ter sido os Estados Unidos que levaram o vírus para seu país. Entretanto, os cientistas confirmaram tratar-se de um vírus que sofreu mutações naturais, transmitido aos humanos provavelmente a partir de algum animal na cidade de Wuhan, na China.
Espero ter ajudado! :)
Resposta:A gripe espanhola – como ficou conhecida devido ao grande número de mortos na Espanha – apareceu em duas ondas diferentes durante 1918. Na primeira, em fevereiro, embora bastante contagiosa, era uma doença branda não causando mais que três dias de febre e mal-estar. Já na segunda, em agosto, tornou-se mortal.
Enquanto a primeira onda de gripe atingiu especialmente os Estados Unidos e a Europa, a segunda devastou o mundo inteiro: também caíram doentes as populações da Índia, Sudeste Asiático, Japão, China e Américas Central e do Sul.
O mal chega ao Brasil
No Brasil, a epidemia chegou em setembro de 1918: o navio inglês "Demerara", vindo de Lisboa, desembarca doentes em Recife, Salvador e Rio de Janeiro (então capital federal). No mesmo mês, marinheiros que prestaram serviço militar em Dakar, na costa atlântica da África, desembarcaram doentes no porto de Recife. Em pouco mais de duas semanas, surgiram casos de gripe em outras cidades do Nordeste e em São Paulo.
Explicação: