1-Qual é a diferença entre um alimento orgânico de um alimento convencional?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional. Os alimentos orgânicos têm melhor valor nutricional porque são produzidos em solo mais equilibrado em nutrientes
O alimento orgânico é livre de agrotóxicos, componentes químicos que podem ser prejudiciais à saúde. Essas substâncias também são chamadas de defensivos agrícolas ou agroquímicos, bastante utilizadas nas plantações para evitar insetos, doenças ou plantas daninhas.
O uso de agroquímicos é inevitável em produções grandiosas que precisam de proteção e reforço nutricional para o vegetal e para a terra onde existe a plantação.
Produção de alimentos orgânicos deve ser sempre em pequena quantidade para que se tenha um controle maior do cultivo, que demora mais tempo e tem como resultado vegetais mais naturais (menores, com cores menos intensas, mas com valores nutricionais mais equilibrados). Por isso o produto final possui um valor mais elevado e envelhece mais rápido, o que exige do produtor/vendedor comercializar seus orgânicos em regiões mais próximas da sua plantação.
Mas não se engane que produtos orgânicos não sejam cultivados com agroquímicos. A diferença é que os produtores sempre utilizam matérias-primas de origem natural.
Defensivos agrícolas são caracterizados como herbicidas, inseticidas e fungicidas, podendo ter atuação seletiva ou não. Os defensivos convencionais são agentes de processos químicos ou sintéticos. Já os defensivos naturais são agentes de processos biológicos.
Existem milhares de defensivos de origem natural classificados como pouco tóxicos (Veja a tabela abaixo). Os principais para você conhecer são:
- Um dos principais problemas dos pomares, a larva minadora, pode ser combatida com a vespa Ageniaspis citricola.
- Os pulgões e vaquinhas também são grandes problemas da cultura, sendo que o controle é efetivo com o uso de parasitóides (como Aphidius sp) ou com óleo de Nim e caldo de fumo.
- Trichoderma spp. para mofo branco;
- Bacillus subtilis para o controle de nematoide dos cistos (Heterodera glycines);
- Bacillus thuringiensis para controle de lagartas;
- Chromobacterium subtsugae para o controle de percevejo, mosca branca, pulgões e ácaros;
- Paecilomyces spp.: para controle de nematoide;
- Metarhizium anisopliae para controle de coró em milho e cigarrinha das pastagens;
- Beauveria spp. para o controle de pragas como a mosca branca.
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d33/634319e5e4ea93fc57117245c1683805.png)