Música, perguntado por bernardocon, 7 meses atrás

1 - Qual é a diferença entre música sacra e música profana?
2 - O que é música polifônica?
3 - Qual é o estilo de música mais antiga de que se tem registro escrito?
4 - Qual o nome do compositor responsável pela criação da polifonia a 4 vozes? E Onde ele trabalhava?
5 - Qual foi o primeiro estilo de música polifônica de que se tem registro?
6 - No período medieval existiam vários estilos musicais, entre eles, o Moteto e o Organum. Qual as semelhanças e diferenças entre estes dois estilos?
7 - Quem foi o maior compositor do estilo Organum?
8 - Qual o nome da primeira missa Polifônica, e quem foi o compositor responsável por ela?
9 - Cite 2 instrumentos de cordas e 2 instrumentos de sopro muito utilizados na música medieval:
10 - Qual foi a importância de Dufay e
John Dunstable para a evolução da música medieval:

Soluções para a tarefa

Respondido por Jhonatanascimento231
1

Resposta:

Polifonia, em música, é uma técnica compositiva que produz uma textura sonora específica, em que duas ou mais vozes se desenvolvem preservando um caráter melódico e rítmico,[1] em contraste privada à monofonia, onde só uma voz existe ou, se há outras, seguem a principal em uníssono ou à distância de oitava(s), ou apenas tecem floreios em torno da principal; à monodia, onde uma voz melódica é acompanhada ou não de acordes sem caráter melódico próprio,[2] e à homofonia e ao contraponto, onde as várias vozes se movem com ritmo idêntico ou muito semelhante de modo a formar acordes nítidos, podendo elas ou não ter um caráter melódico próprio e pronunciado.[3][4] A palavra vem do grego e significa várias vozes.

No contexto da música erudita do ocidente, polifonia usualmente se refere à música composta na Idade Média tardia e no Renascimento, quando era a técnica de composição mais usual, mas formas barrocas como a fuga também são claramente polifônicas. Num sentido estrito, significando simplesmente várias vozes, a polifonia também engloba a homofonia e o contraponto.

Desde o princípio dos tempos a música é feita de maneira homofônica, ou seja, uma melodia única, linear, com somente acompanhamento rítmico. Na Europa medieval, a monodia prevaleceu com o Cantus Firmus e o Canto Gregoriano.

No século X iniciou-se a prática de escrever música para vozes em intervalos de oitavas e quintas. Este processo se desenvolveu e teve seu apogeu no século XV, onde a técnica do contraponto era altamente difundida. Tem-se por contraponto a técnica de contrapor melodias, ou seja, cantar melodias diferentes ao mesmo tempo.

Este procedimento criou uma resultante musical nova, que era a verticalidade musical, ou seja, notas sobrepostas, soando ao mesmo tempo. Com o temperamento esta nova técnica musical resultou na harmonia.

Respondido por leticiaestheraulason
0

1. Música sacra é a música religiosa, como a de Roberto Carlos "Jesus Cristo eu estou aqui" e a profana é a oposição da música sacra, a música profana teve destaque com a perda de poder da igreja católica na idade média.

2. Polifonia, em música, é uma técnica compositiva que produz uma textura sonora específica, em que duas ou mais vozes se desenvolvem preservando um caráter melódico e rítmico

3.

4.Magnus Liber Organi, Parisian Liturgical Polyphony from the Twelfth and Thirteenth Centuries, 7 Vols.

5.O Organum é um estilo musical que marcou o início do gênero polifônico (várias vozes) no período conhecido como Ars Antiqua (Arte Antiga).

6.

7. Léonin ou Leoninus (Paris, c. 1135 – 1201) foi um compositor francês que fez parte da Escola de Notre-Dame. A única referência escrita ao músico foi registrada mais de um século após sua morte por um monge britânico anônimo, que o descreveu como "o maior compositor de órganon para amplificação do serviço divino".

8. Suas obras mais afamadas são o poema narrativo Le Livre dou Voir Dit e a composição sacra Missa de Notre Dame, um dos maiores marcos da música da Idade Média.

...

Guillaume de Machaut

Gênero(s) música sacra, motetos, canções, poesia narrativa e lírica

9. Viela de Roda. Alaúde.  Tambores.  Órgão Medieval.  Charamela.  Saltério. Os instrumentos de cordas friccionadas da Idade Média, chamados Vièle, Fiddle, Giga e Lira, começaram a ser utilizados no século X, quando o arco surge na Europa (introduzido provavelmente pelos árabes). A Viela de arco pode ter formas bastante diversas e apresenta normalmente de três a cinco cordas.

10.


leticiaestheraulason: A QUESTÃO 3 6 E 10 NÃO CONSEGUI RESPONDER.
Perguntas interessantes