1. Qual autor abaixo não faz parte dos humanistas do renascimento italiano?
Assinale a alternativa.
a. Giannozzo Manetti.
b. Lorenzo Valla e Marsilio Ficino.
c. Francesco Petrarca.
d. Tomas Morus.
e. Giovanni Pico della Mirandola.
Soluções para a tarefa
Todos os nomes elencados representam autores humanistas, que defendiam, entre suas ideias principais, a dignidade humana e consideravam que era necessário reaproximar-se de uma visão mais racionalista de mundo, afastando-se do dogmatismo religioso, movimento que ganhou bastante atenção, junto com o movimento nas artes plásticas, na península italiana.
Thomas Morus (ou Thomas More), contudo, não era italiano, mas inglês, de modo que não foi um representante do renascimento italiano, apesar de ser um dos nomes clássicos mais lidos quando se trata de humanismo.
É correta a alternativa D.
Resposta:
d. Tomas Morus
Explicação:
Durante os séculos XIV e XV, houve uma renovação cultural sob o signo do retorno aos clássicos gregos e latinos. Escritos ético-políticos, hoje consagrados como clássicos da literatura, proliferaram nas cidades-estados italianas, criações de escritores, filósofos, poetas, estadistas e diplomatas como: Francesco Petrarca, Giannozzo Manetti, Lorenzo Valla, Marsilio Ficino, Giovanni Pico della Mirandola, entre outros. Esses intelectuais foram posteriormente chamados de humanistas.