História, perguntado por pietrovalentim300, 5 meses atrás

1) Qual ano marca o início da Idade Moderna? a) Em 1453, com a tomada de Constantinopla; b) Com chegada dos bárbaros no Império Romano; c) Com as reflexões religiosas em 1650; d) A valorização da leitura dos escritos bíblicos. 2) Em que século ocorreu o desenvolvimento comercial e a atividade cultural no Ocidente? a) No século XV; b) Situado entre o XVI e XVIl; c) No século XII; d) No século XVIII. 3) Qual movimento está centrado no homem? a) O Humanismo; b) O teocentrismo; c) As reflexões religiosas e eruditas; d) Lenta transformação cultural e mental. 4) Para os renascentistas o que representava o ideário de civilização? a) Recuperação da cultura greco-romana; b) O desenvolvimento comercial e a atividade cultural no Ocidente; c) O fim da Idade Média; d) Uma revisão bibliográfica; 5) De onde vinham as reflexões religiosas e eruditas? a) Dos mosteiros e Abdias, e também das escolas urbanas; b) Através das transformações mentais e culturais; c) Da centralização política; d) Da criação divina como algo de bom e belo.

Soluções para a tarefa

Respondido por julianaantunesviana
2

Resposta:

Explicação:

Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789

2) Novas cidades surgiram a partir do século XI, iniciando o desenvolvimento comercial estabelecido nas relações entre Ocidente e Oriente proporcionadas pelas Cruzadas. ... Com o renascimento urbano, várias atividades se desenvolveram nas cidades, movimentando a economia local – uma dessas atividades foi o artesanato.

3)Humanismo: em vez de um mundo centrado em Deus (teocêntrico), era preciso construir um mundo centrado no homem (antropocêntrico), desenvolvendo uma cultura humanista.

4)Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).

O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.

Perguntas interessantes