1) Qual acontecimento citado no texto "A história da Educação no Brasil: uma longa jornada rumo à universalização", refere-se ao ano de 1971 e o que ficou estabelecido a partir do acontecimento? *1 ponto 2) As alternativas apresentam momentos da educação no Brasil ao longo dos seus mais de 500 anos, exceto: * 1 ponto A)Uma educação focada exclusivamente na catequização, através do trabalho dos padres jesuítas (educação pensada pela Igreja Católica) onde teria mais chances de prosperar na colônia aquele que aprendesse a ler e escrever. B)Primeiros passos na criação de um ensino público com as reformas do Marquês de Pombal numa tentativa de introduzir matérias mais práticas no dia a dia escolar e a religião sendo deixada de lado nos currículos. C)Com a independência, em 1822, a educação apresentou muitos avanços práticos e durante o período Imperial isso se acentuou significativamente. D)Em 1961, é promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que institui um núcleo de disciplinas comuns a todos os ramos. E)A família real no Brasil, em 1808, chegada de cerca de 60 mil livros e investimentos na área da educação e criação das primeiras escolas de ensino superior. 3) Presidente republicano citado no texto, como responsável pelo início de um movimento em direção à criação de um sistema organizado de ensino no Brasil. * 1 ponto A)Marquês de Pombal B)Padre José de Anchieta C)Napoleão Bonaparte D)Getúlio Vargas E)Marechal Deodoro da Fonseca 4) Quais os problemas que nossa educação tem nos dias atuais, segundo a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rosa Fátima: 1 ponto A)Pouca valorização do magistério, analfabetismo e precariedade estrutural; B)Controle exagerado das províncias e centralização; C)A maioria das escolas é destinada aos mais ricos e as condições delas são péssimas; D)Catequização como meta principal e investimento alto do governo no setor educacional; 5) Escreva para cada frase: (v) verdadeira ou (f)falsa: I - No chamado Ato Adicional, instituído pelo governo, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o comando do poder central. * II - Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios. * III - Em 1996, entra em vigor a denominação de Ensino Primordial e Ensino Regular. * IV - As escolas de base não entraram nas prioridades dos primeiros governos republicanos. * Assinale a sequência que foi formada: * 1 ponto A)falsa - falsa - verdadeira - verdadeira B)verdadeira- verdadeira - falsa - verdadeira C)verdadeira - verdadeira - falsa - falsa D)falsa - verdadeira - falsa - verdadeira
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1. A segunda versão da LDB. Neste documento, de 1971, fica obrigatória a conclusão do primário, fixado em oito anos, e passam a ser utilizados os termos 1º grau e 2º grau.
2. c) Com a independência, em 1822, a educação apresentou muitos avanços práticos e durante o período Imperial isso se acentuou significativamente.
3. d) Getúlio Vargas
4. a) Pouca valorização do magistério, analfabetismo e precariedade estrutural;
5. b) verdadeira- verdadeira - falsa - verdadeira
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás