1) Qual à sua preocupação em relação ao meio ambiente?
2) Por que os problemas ambientais se agravaram após a Segunda Guerra Mundial?
3) Na conferência sobre meio ambiente humano em 1772. Quais foram os posicionamentos dos países emergentes?
4) Explique o que chamamos de "Desenvolvimento Sustentável".
5) Destaque os principais problemas ambientais do século XVI.
Soluções para a tarefa
1) Minha preocupação com o meio ambiente é grande, visto a importância que esse meio nos traz. O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução.
2) Além da morte de milhões de pessoas, a água foi contaminada, a fauna e a flora local foram exterminadas, etc. Depois da Segunda Guerra Mundial foram empreendidos muitos esforços e destinados muitos bilhões de dólares, inclusive internacionalmente, à causa do desenvolvimento econômico. O modelo social e econômico que passou a vigorar desde então, agravou os problemas ambientais, pois aumentou a exploração dos recursos naturais para atender às demandas nos processos produtivos, cada vez mais eficientes tecnologicamente.
3) Durante a conferência viu-se crescer a divergência entre os chamados países desenvolvidos e países em desenvolvimento, pois enquanto o primeiro grupo defendia a redução imediata do ritmo de industrialização dos países (a principal causa de degradação do meio ambiente), o segundo recusava-se a assumir compromissos que limitariam sua capacidade de enriquecer e garantir níveis adequados de qualidade de vida às suas populações. Assim, as propostas apresentadas foram imediatamente contestadas pelos países mais pobres que buscavam constituir uma base econômica calcada principalmente na industrialização, e a Conferência ficou definitivamente marcada pela disputa entre o “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos, e o “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações em desenvolvimento.
4) Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
5) Poluição do ar, extinção, desmatamento, queimadas, aquecimento global, efeito estufa, buraco na camada do O3, lixo, poluição, enchentes, trafico de animais, entre outros.