1- Qual a relação entre a urbanização e a industrialização no Brasil?
2- Qual foi a importância dos imigrantes para o movimento operário no Brasil? Por que muitos deles chegaram a ser deportados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.
2- Os imigrantes brasileiros foram importantes para o movimento operário no Brasil porque, porque vieram em sua maioria da Europa, onde a organização dos trabalhadores já estava mais avançada e baseada nos princípios anarquistas e comunistas. Alguns imigrantes foram expulsos por serem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional, já que lideravam greves que causavam transtornos para os governos e para os donos das fábricas.
Na Europa, o processo de Revolução industrial já estava acontecendo desde o século anterior, onde os trabalhadores já estavam mais organizados para lutarem por seus direitos.
Com a vinda para o Brasil e a sua exploração dentro das fábricas, estes trabalhadores deram início a movimentos de luta pela melhoria das condições de trabalho, locais onde trabalhavam sem nenhuma garantia legalizada, pois antes da imigração, a mão de obra era escrava.
Foram responsáveis por formar associações de trabalhadores que resultariam na formação dos futuros sindicatos. Estas associações foram ganhando força e destaque até que surgiram as primeiras greves no Brasil, dando início ao movimento operário no país.