Geografia, perguntado por annahcarolinny, 10 meses atrás

1. Qual a relacão da pratica de monocultura com
o exgotamento do solo
??????????

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasgamergyn
0

Resposta:

A monocultura prejudica ao solo e quando um pessoa fica plantando a mesma coisa (monocultura) tira todos os nutrientes do solo ai essa pessoa vai querer mais terra para plantar suas coisas mas se ele so plantar uma coisa vai reiniciar todo o processo por isso exogota o solo no sentido de tirar os nutrientes e no sentido de ocupar mais e mais espaço

=)

Explicação:


lucasgamergyn: espero ter ajudado =)
annahcarolinny: Muito obrigado
Respondido por jegielegodoi65
1

Resposta:

Monocultura refere-se ao plantio de uma única cultura realizada, comumente, em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade). Um grande exemplo de monocultura é o cultivo de soja.

Existe ainda a monocultura de animais, que consiste na criação de uma única espécie. Um exemplo é a criação de gado voltada para a produção de carne e leite. Essa prática agrícola ou animal está associada a diversos problemas ambientais, como empobrecimento do solo, desmatamento e redução da biodiversidade.

Explicação:

A monocultura é uma prática agrícola e pecuária que provoca diversos problemas ambientais. O cultivo de um único produto é extremamente prejudicial ao solo, visto que uma única espécie cultivada sempre em uma mesma área acaba esgotando todos os nutrientes presentes no solo, levando-o à exaustão e ao empobrecimento nutricional.

A monocultura também requer intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes, que, se usados com intensidade e de maneira incorreta, provocam a contaminação dos solos, dos lençóis freáticos e dos recursos hídricos próximos à área de cultivo.

Outro problema ambiental associado à prática de um único produto agrícola é o desmatamento. Para viabilizar a produção, é necessário retirar a cobertura vegetal de extensas áreas. O desmatamento, além de provocar alterações climáticas da região, provoca perda da biodiversidade e desequilíbrio ecológico, já que muitas espécies perdem seu habitat e sua fonte de alimentação.

Perguntas interessantes