1) Qual a questão chave para explicar as transformações sociais em Karl Marx?
2) Quais as duas classes sociais inimigas?
3) O que Mark Expõem em o capital ?
4)A divisão da sociedade em classes é fruto de quê?
5) O que é necessário para produzir a forma de vida Burguesa?
6) Por que a classe trabalhadora se deixa explorar ?
Soluções para a tarefa
Resposta: 1)Para ele, a questão-chave para explicar as transformações sociais é a relação conflituosa entre forças sociais, isto é, entre classes sociais distintas com interesses contrários.
2)A sociedade toda cinde-se, cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes que diretamente se enfrentam: burguesia e proletariado.
3)Em O capital, Marx expõe a lógica do processo de valorização do capital, isto é, como o capital se reproduz com base na exploração do trabalho. Mostra, assim, o objetivo do capital de, ao se reproduzir como a relação social hegemônica, ampliar sua dominação com base no aumento dos lucros capitalistas.
4)A divisão da sociedade é fruto de um processo histórico de lutas em que uma das classes sociais torna-se dominante e acaba por subjugar os interesses de outra.
5)Para reproduzir a forma de vida da burguesia, é necessário que haja uma classe produtora de mercadorias, cujo trabalho é explorado pelos capitalistas. Assim, ao mesmo tempo que se constitui historicamente a burguesia, forma-se uma classe antagônica a ela: a classe trabalhadora, ou proletariado.
6)Segundo Marx, ao longo da História, a classe trabalhadora foi expropriada de seus meios de produção, isto é, de suas terras, de suas ferramentas, de suas casas e de seus locais de trabalho. A burguesia, ao se apropriar dos meios de produção, força o trabalhador a vender seu trabalho em troca de um salário. O trabalhador é obrigado a se submeter a determinado salário, a certo ritmo de trabalho, a determinadas condições de trabalho, a jornadas determinadas e, sobretudo, a determinada produtividade. A classe trabalhadora não tem escolha. Se quiser sobreviver, deve a todo momento vender seu trabalho a um capitalista, seja no comércio, seja na indústria, seja em uma escola particular, seja cortando cana-de-açúcar para uma usina produtora de álcool.