Geografia, perguntado por alelopez2133, 10 meses atrás

1- Qual a posição do editorial sobre as expressões "moreno" e "orgulho racial"?

2- Você concorda com os argumentos apresentados pelo editorial, como, por exemplo, o de que a expressão "moreno" carrega-se de neutralidade afirmativa e o de que "orgulho racial", de identidade belicosa? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
59

Parece que você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.


1. O editorial defende que a categoria "moreno" deveria entrar para a classificação oficial do IBGE, ao lado de "pretos" e "pardos", pois permitiria captar o deslocamento benfazejo da autoimagem dos brasileiros no sentido de uma realidade em que a cor da pele não importe a ninguém.

Quanto à expressão "orgulho racial", o editorial defende que seja abominada em qualquer situação, pois está carregada de identidade belicosa.


2. Resposta pessoal.

Sugestão: Perceba que o editorial defende o uso da categoria "moreno", pois este termo está carregado de neutralidade afirmativa, ou seja, não desperta uma identificação belicosa (que gera conflitos raciais) e, ao mesmo tempo, afirma uma identidade mista, misturada, brasileira, demonstrando que a cor da pele não importaria tanto. E defende a extinção da expressão "orgulho racial", porque esta despertaria uma divisão entre as diferentes raças e provocar conflitos.

Você concorda com isso? Reflita!

Anexos:
Perguntas interessantes