1) Qual a origem dos diferentes tipos de tecidos epiteliais?
2) de acordo com seus estudos, defina os tipos de glândulas: endócrinas e exócrinas.
3)podemos considerar três tipos de cartilagem,tomando como referência as fibras que entram na sua composição: hialina,elástica e fibrosa.Explique a característica e função de cada uma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O tecido epitelial é derivado dos 3 folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme). A ectoderme origina a epiderme e o seus anexos (pelos e glândulas mucosas) e o epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal; a mesoderme origina o epitélio de revestimento dos vasos sanguíneos e do sistema urogenital; e a endoderme da origem ao epitélio de revestimento e glândulas do trato digestório, com exceção da cavidade oral e anal.
2-As glândulas exócrinas lançam a secreção na superfície livre (superfície do corpo ou luz de órgãos) e apresentam canais ou ductos por onde a secreção passa até atingir o local onde será eliminada.
As glândulas endócrinas eliminam sua secreção diretamente na corrente sanguínea e, diferentemente das exócrinas, não possuem ducto glandular.
3- Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. Constitui vários arcabouços do organismo, entre eles: a parede do septo nasal, revestimento da traquéia e regiões articulares dos ossos, facilitando o movimento e absorvendo/dissipando impactos resultantes aos choques mecânicos, bem como nas regiões epifisárias dos ossos longos, permitindo o crescimento longitudinal.
Cartilagem elástica → apresenta considerável teor de fibras elásticas entremeadas às fibras colágenas. Forma o pavilhão externo da orelha, auxilia a estruturação da laringe e também da constituição da epiglote (válvula que intermedeia a interfase da deglutição e respiração).
Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
Explicação: