1) qual a origem do teatro grego 2) como eram as tragédias gregas no teatro grego 3) como eram as comédias no teatro grego 4) fale sobre as máscaras no teatro grego 5) como eram os teatros pffff respondam sem ser com [hdhd presciso disso hj
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas, sobretudo, para o Deus Dionísio
2-A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens valorizados nobres e até heróis como deuses, semideuses e heróis mitológicos.
3-Ao invés das tragédias as comédias usavam personagens engraçados e humanos simples podiam ser palhaço, camponeses, bobos e etc
4-Era um instrumento artístico que como as mulheres não eram consideradas cidadãs na antiga Grécia se utilizavam para representar pessoas de ambos os sexos.e acabaram assim se tornando uma característica do tetro grego.
5-
Os primeiros teatros gregos
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica para o som sair melhor e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.
Explicação:
Os primeiros teatros gregos
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio.
A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra. A área da orquestra era a área onde o coro realizava a sua interpretação, era circular em terra batida ou com lajes de pedra situada no centro das bancadas.
Havia também o cenário, formado por uma estrutura que tinha função inicial de servir como local onde os atores trocavam a roupa. O cenário ficava atrás da orquestra e, posteriormente, passou a representar a a fachada de um palácio ou de um templo. Na frente do cenário ficava o proscênio, onde os atores se apresentavam.
Entre os teatros gregos mais importantes estão: o Teatro de Epidauro, o Teatro de Dodona, o Odeon de Herodes Ático, o Teatro de Delfos, o Teatro de Segesta, o Teatro de Siracusa e o Teatro de Dionísio.
Gêneros do teatro grego
A evolução da forma das apresentações proporcionou a introdução de enredos fictícios. Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia.
Tragédia
Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos, nos quais os personagens eram deuses, reis ou heróis.
Os júris das tragédias eram compostos por cinco pessoas importantes da aristocracia. Nesse gênero destacaram-se Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
Comédia
A comédia era um gênero que abordava fatos do cotidiano. Baseada na sátira, as comédias apresentavam críticas ao sistema político e às guerras. Considerada pelo críticos como um gênero inferior, a comédia só foi reconhecida meio século depois da tragédia.
Os júris da comédia eram formados por três pessoas da plateia. Entre os dramaturgos importantes desse gênero, destaca-se: Aristófanes e Menandro.
Autores do teatro grego
Apesar de ter registrados vários autores na época em que viveu o seu auge, apenas quatro autores do teatro grego tiveram suas peças reconhecidas integralmente.
No gênero tragédia, o destaque foi para as obras de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Já na comédia, o único que teve suas peças integrais reconhecidas foi Aristófanes.
•Ésquilo: primeiro dramaturgo reconhecido, ele conferiu grandeza e esplendor ao gênero tragédia. Ésquilo deu prioridade aos diálogos, aumentando de um para dois o número de atores e reduziu a importância do coro. Suas obras reconhecidas são: a trilogia Oréstia (composta por Agamenon, Coéforas e Eumênides), Os persas, Os sete contra Tebas, As suplicantes e Prometeu acorrentado.
•Sófocles: ele elevou a tragédia à perfeição artística, operando mudanças no gênero. Além de aumentar de dois para três o número de personagens, ele acrescentou mais ação às tramas e potencializou a decoração e o figurino dos atores. As obras integralmente reconhecidas de Sófocles são: Ajax, Antígona (ver Obras-primas), Edípo Rei, As traquiníanas, Electra, Filoctetes e Edipo em Colono.
•Eurípides: apesar de ser o mais popular da era helenística, ele foi o menos valorizado. Além de criar personagens mais humanos, ele inseriu temas novos e mais modernos. Entre as suas peças reconhecidas estão: Alceste, Medeia, Andrômaca, As troianas, Ifigênia em Táuride, Electra, Orestes e As tocantes. Também se conservou um drama satírico: O ciclope.
•Aristófanes: foi o dramaturgo grego considerado o maior representante da comédia grega clássica.