1. Qual a maior convicção de Rousseau sobre a humanidade? Escreva sobre isso.
2. Descreva quais as características do Homem natural ou no estado de natureza.
3. Na visão de Rousseau quais os dois tipos de desigualdade, e qual a que mais lhe interessa e por quê? Explique.
4. Na visão de Rousseau, qual o principal fato que gera a desigualdade entre os Homens? E na sua visão, quais os fagotes que geram desigualdades entre os seres humanos?
quem souber por favor, agradeço muito :)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Rousseau tem a convicção de que o homem é bom por natureza, e em seu primeiro discurso afirma que os costumes degeneram à medida que os povos desenvolvem o gosto pelos estudos e pelas letras, neste novo trabalho procurará mostrar as causas desta degeneração.
2)No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem),pois possuem um poder de violência ilimitado.
3)O primeiro tipo de desigualdade, para o filósofo, é natural; o segundo deve ser combatido. A desigualdade nociva teria suprimido gradativamente a liberdade dos indivíduos e em seu lugar restaram artifícios como o culto das aparências e as regras de polidez.
4)Rousseau analisou o desenvolvimento do homem, de seu estado de natureza até alcançar o estado de sociedade, viabilizado pela perfectibilidade, buscando racionalizar as causas e a origem da desigualdade social, bem como, chegando à conclusão que o desenvolvimento moral e social dos seres humanos em coletividade contribuiu para sua própria deterioração. O estudo está dividido em três partes. A primeira, trará breves notas acerca do filósofo genebrino. Em seguida, abordar-se-á caracteres do homem da natureza e do homem natural. Por fim, o texto irá debruçar-se sobre o homem social, período que converge para a formação da causa primordial responsável pela gênese da desigualdade entre os homens. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, baseando-se em fontes bibliográficas.