1-) Qual a inovação de Aristóteles (384-322 a.C) sobre a ciência em relação ao seu mestre Platão?
Soluções para a tarefa
Resposta: Discípulo de Platão, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) estudou e deu aula na Academia de Platão. À medida que foi se afastando fisicamente de seu mentor, Aristóteles foi, também, se distanciando no modo de pensar. Talvez, a principal divergência tenha sido a de que Platão era um idealista e Aristóteles, um realista, definições que podem ser contestadas.
“Platão seria tido como um idealista e Aristóteles, um realista. Na verdade, ambos são realistas, só que o real é distinto para um e para outro. O real para Platão é a ideia; o real para Aristóteles é a realidade sensível. Para Aristóteles, a realidade teórica serviria para explicar, posteriormente, a realidade sensível”
Explicação: Os rótulos “idealista” e “realista” que acompanham o dois pensadores se fixaram porque, embora Platão dividisse o mundo em dois, aquele compreendido pelos sentidos (o mundo sensível, concreto) e o compreendido pelas ideias, abstrato, foi este segundo que ele privilegiou. Já o pensamento de Aristóteles parte da experiência sensível, do tangível.
“No fundo, quando Platão fala que há duas realidades, a sensível e a inteligível, não é que exista essa separação, é que em cada coisa sensível está presente a ideia. O Aristóteles vai enfatizar a realidade sensível, mas não para ficar nela, é o ponto de partida, porque ele também vai chegar à ideia, que ele chama de forma”, explica Garcia.
Deste modo, Aristóteles defendia que a ideia surgia em um momento posterior à observação do mundo, a partir da experiência de cada um. Por isso, é comumente chamado de empirista. Garcia, no entanto, afirma que há trabalhos que questionam Aristóteles como empirista.