1- qual a importância que a dança tem em sua vida?
2- Qual a função da dança ritualística?
3- por quais motivos o homem pré- histórico dançava?
4- Explique com suas palavras qual a origem da dança folclórica do Maracatu ou baque virado.
5- Quais as características das danças de guerra e como elas podem ser executadas?
6- É correto afirmar que as danças também servem para contar histórias?
sim ( ) não ( )
7- O que é o "kabuti", qual o seu país de origem e quais suas características.
8- Cite um exemplo de dança folclórica da região Nordeste.
9- Qual a importância das danças folclóricas serem ensinadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A dança tem grande importância para mim pois ajuda em minha coordenação motora e em expressar meu sentimentos, promovendo ai um sentimento de libertação e felicidade.
2- a dança ritualística tem como função celebrar um ritual de passagem ou casamento, celebrações ou festividades, para funções espirituais, para demonstrar força ou para encontrar outra tribo aliada.
3- Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais.
4- O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, surgida em meados do século 18, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. e o Maracatu Nação, conhecido como Maracatu de Baque virado. ... Os maracatus dançam ao som de Tarol, zabumba e ganzas (são instrumentos musicais).
5-
as danças de guerra são uma demonstração vigorosa do orgulho, força e unidade de uma tribo. As ações incluem violentas pisadas no chão, salientar a língua e tapas no corpo em ritmo para acompanhar um alto cântico. As palavras de uma dança de guerra muitas vezes descrevem poeticamente os ancestrais e eventos da história da tribo.
6- sim
7-Kabuki ou cabúqui é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquilhagem utilizada pelos seus atores. O significado individual de cada ideograma é canto, dança e habilidade, e por isso a palavra kabuki é por vezes traduzida como "a arte de cantar e dançar
8- Cavalo Piancó (PI) – originária do município de Amarante, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.
9- As danças folclóricas enriquecem todo um contexto cultural de uma sociedade seja ela, na rua, em salões ou então no âmbito escolar que estamos ressaltando, através destas danças fica-se sabendo um pouco de onde veio a humanidade, sobre os costumes que cada povo adquiriu com o tempo, a maneira de viver destes povos.