Geografia, perguntado por RAFAELYALVES100, 5 meses atrás

1. Qual a importância para a sociedade fazer o tratamento de água e esgoto? 2. Quais são as possíveis formas de tratar a água para consumo? 3. O que significa as siglas ETA e ETE?
4. Qual a importância do conhecimento da química para obtenção de água potável?
5. Quais são as substâncias químicas utilizadas no tratamento da água?
6. Por que as substâncias químicas utilizadas no processo de tratamento de água devem ser dosadas?
7. Por que muitas estações de tratamento de água aplicam o Flúor no processo final do tratamento de água?
8. Quem se beneficia com o funcionamento da ETA e ETE?
9. Existe alguns tipos de água no ambiente. Faça uma pesquisa e diferencie os seguintes tipos de água:
a) água mineral.
b) água destilada.
c) água pura.
d) água potável.

Soluções para a tarefa

Respondido por analulima3
0

Resposta:

1.Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.

2.Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação,Filtração,Desinfecção,Fluoretação.

3.As Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) são instalações de infraestrutura indispensáveis, pois possibilitam a reutilização da água pela retirada de todo tipo de dejetos.

4.É muito importante, pois a química está presente em tudo no nosso cotidiano, e antes da água chegar ate as nossas casas ela passa pela estação de tratamento, em que a química está presente em todas as etapas.

5.sulfato de aluminio, sulfato ferroso, cloro, hipoclorito de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsílico.

6.as substancias devem ser dosadas pois o excesso deles podem trazer problemas irreversíveis na saude da população e a escassez deles pode proliferar micro-organismos causadores de infecções devido ao esgotamento de poluentes nos leitos dos rios.

7.A fluoretação é um processo de baixo custo, além disso, o flúor estar na lista dos elementos que trazem efeitos fisiológicos benéficos (em baixas concentrações), ou seja, previne-se a perda de minerais do esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes à ação de agentes nocivos.

8.Uma ETE trata o esgoto, removendo em média 95% das impurezas e microrganismos, tornando a água própria para ser devolvida aos rios sem prejudicar a vida aquática, uso industrial e irrigação; uma ETA capta a água de represas e rios e a transforma em água potável.

9.

a)Água mineral é aquela proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possua composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhe confira uma ação medicamentosa. 

b)Água destilada é a água obtida por meio da destilação de água não pura, e então condensada em outro recipiente. A água destilada é assim separada dos sais minerais, dos gases e outros produtos nela dissolvidos.

c)Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos.

d)Água potável é a água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos. Globalmente, em 2012, 89% das pessoas tinham acesso a água adequada para beber.

Perguntas interessantes