Geografia, perguntado por gabrielcarraomiranda, 5 meses atrás

1-Qual a importância dos rios? *

2-Sua resposta Qual a diferença entre rios nivais, glaciais e pluviais? E qual a diferença entre rios perenes e intermitentes? *

3-Sua resposta Explique, com suas palavras, as seguintes partes dos rios:a) Nascente b) Foz c) Leito d) Margem e) Mata ciliar f) Corredeira g) Represa h) Rio de planalto i) Rio de planície j) Bacia Hidrográfica *

4-Sua resposta Qual a importância das matas ciliares? * ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaslv567
2

Resposta:

DIFERENÇA DOS RIOS PERENES E INTERMITENTES: Os rios são correntes de água doce formadas pela precipitação da chuva ou de fontes, que também são conhecidas como “olhos-d'água”. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. ... Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.

Explicação:

importancia dos rios: Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.

diferença dos rios pluviais, nivais, e glaciais: O regime pluvial é aquele que a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações (chuvas). O regime glacial é aquele que a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras.

Importancia das matas ciliares: A mata ciliar contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, retém os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.

A)nascente- Nascentes são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d'água. Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo.

B) Foz- ponto de desaguamento de um rio, que pode ser feito no mar, numa lagoa ou em outro rio.

C)leito- o solo no fundo de (rio, lagoa, mar etc.); canal de escoamento de curso de água; álveo.

D)Margem- faixa de terras emersas ou firmes que ladeiam um rio, lago ou lagoa; beira, borda.

E)Mata ciliar- A vegetação ripária é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos da água, isto é, na zona ripária. Pode assumir fisionomia campestre ou florestal e, neste último caso, é chamada mata ripária. Inclui vários subtipos, entre eles, a mata ciliar, a mata ripária, a mata de galeria, a mata paludosa, etc.

F) Corredeira- parte do rio onde as águas, devido à diferença de nível, correm ligeiras, e que, ger., corresponde à última etapa de uma queda-d'água; cachoeira, correntada, corrida, urmana.

G) Represa- barreira para represar água corrente; dique, açude.

H) Rio de planalto- Rios de Planalto: os rios de planalto são aqueles que apresentam elevado potencial hidrelétrico posto que nascem em regiões altas, e, portanto, apresentam grandes quedas de água, como as cachoeiras. Em alguns trechos, esses desníveis no curso da água impedem ou prejudicam a navegação.

I)Rio de planice- Rios de Planície: os rios de planície são muito utilizados para a navegação posto que não apresentam desníveis em seu curso de água, nascendo e desembocando em locais planos e relativamente baixos.

J)Bacia hidrografica- Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas

ESPERO TER AJUDADO:)

Perguntas interessantes