1. Qual a importância do rio Nilo para a civilização egípcia? 2. O que são nomos? 3. Quais são as funções e responsabilidades do faraó, dos escribas e dos escravos? 4. Qual a importância da religião para os egípcios? 5. O que é mumificação? 6. O que é a pedra de Roseta? Qual sua importância?
Soluções para a tarefa
1- Qual a importância do rio Nilo para a civilização egípcia?
Resp.: Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. ... Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região.
2- O que são nomos?
Resp.: Nomo ou sepate era o termo que designava, genericamente, as 42 províncias do Antigo Egito. Um sistema de divisão em províncias já existia desde ao menos o começo do período faraônico.
3- Quais são as funções e responsabilidades do faraó, dos escribas e dos escravos?
Resp.: Eles tinham que organizar o exército para que vencesse a guerra, pois uma derrota podia custar a vida do chefe militar. A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó.
4- Qual a importância da região para os egípcios
Resp.: Os egípcios eram politeísta(acreditavam em vários deuses) e sua crença religiosa era importante pois pensavam que existia vida após a morte e por isso mumificavam seus corpos e colocavam a riqueza que tinham em tumbas para levá-las a outra vida.
5- O que é mumificação?
Resp.: Define-se mumificação como o fenômeno natural ou artificial de preservação de um corpo. Nesse processo, a putrefação ocorre vagarosamente, ao longo de muitos e muitos anos. A ideia de manter um corpo em bom estado após a morte foi colocada em prática por diversas civilizações, como maias, incas e egípcios.
6- O que é a pedra Roseta? Qual sua importância?
Resp.: É um pedaço de granito encontrado em 1799 nos arredores da cidade de Roseta, no Egito, e que foi a chave para o entendimento dos hieróglifos. Ela foi achada por soldados franceses durante a invasão de Napoleão Bonaparte, que queria interromper as rotas da Inglaterra para as Índias.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!