Geografia, perguntado por lannasantos96, 7 meses atrás

1- Qual a importância das civilizações clássicas para a história da humanidade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por clararocha0211
0

Resposta:

A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, essa época se refere desde o momento de descoberta e uso da escrita até o declínio do Império Romano Ocidental em 476 d.C.

A invenção da escrita aconteceu aproximadamente em 4.000 a.C., o que proporcionou às civilizações um recurso de comunicação. Funcionou e funciona até hoje como método para registrar acontecimentos. A escrita mais usada e conhecida da Antiguidade era o hieróglifo, que utilizava símbolos e desenhos para expressar uma ideia.

A Antiguidade vem logo depois da Pré-História e é seguida pela Idade Média, Idade Moderna e, posteriormente, pela Idade Contemporânea.

A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista: oriental e ocidental ou clássica.

Antiguidade oriental

Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles dominavam principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África.

A economia do Egito Antigo e da Mesopotâmia, maiores e principais sociedades da época, era firmada na produção agrícola proporcionada pelas terras férteis ao lado dos rios Tigres e Eufrates e rio Nilo. O sistema de produção era baseada em regimes de servidão coletiva, na qual todo produtor deveria separar parte da mercadoria adquirida para o Estado.

A história do Egito foi marcada por ciclos que se iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo Império, Médio Império e Novo Império, este último levando a civilização egípcia a uma fase de declínio com agitações e invasões estrangeiras.

No auge do império, as sociedades eram dominadas pelos faraós. Eles eram vistos como deuses, já que a crença religiosa da época era politeísta, ou seja, acreditavam em mais de um deus.A Mesopotâmia foi formada pelos povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se organizavam em cidades-estados autônomas e com seu próprio governo. Também possuíam uma crença politeísta e o mesmo sistema de servidão coletiva.

Os sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa importância chamado Nabucodonosor, o responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e pela escravização dos hebreus.

Os fenícios viviam na Ásia, costa oriental do Mediterrâneo, onde exerciam enorme influência no comércio marítimo. Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto composto por 22 letras, servindo de base para a construção do alfabeto

Perguntas interessantes