Filosofia, perguntado por twishgirl, 6 meses atrás

1 Qual a importância da dúvida para o pensamento cartesiano?
2 Por que, para Descartes, o “penso, logo existo” é a primeira
verdade indubitável?
3 Como você relaciona o problema das Fake News à era da
“pós-verdade”?

Soluções para a tarefa

Respondido por larissarossi901
91

Resposta:

1)A dúvida é simplesmente a base para a realização do Pensamento Cartesiano. Desse modo, a dúvida é um meio necessário para um fim, que é a construção do conhecimento. Com base na teoria de René Descartes (1596-1650), a racionalidade é capaz de colocar o homem no caminho da verdade absoluta

2)O filósofo francês queria chegar ao conhecimento absoluto e, para tal, era preciso duvidar de tudo o que já estava posto. A única coisa que ele não podia duvidar era da própria dúvida e, consequentemente, do seu pensamento. Assim surgiu a máxima do Penso, logo existo.

3)Notícias falsas (Fake News) sempre existiram. O que mudou foi a proliferação. Com os aplicativos de mensagens e parte da população com acesso a internet, essas notícias têm se espalhado e ganhado repercussão de forma exponencial. As Fake News tomaram força na época da campanha eleitoral nos Estados Unidos em 2016, quando da eleição para presidência do país em que concorreram Donald Trump e Hillary Clinton. Após esse episódio, começou a discussão mundial de até onde uma notícia falsa pode atrapalhar uma eleição e a vida da população em geral.

Explicação:


twishgirl: Obrigado por salvar a minha vida escolar <3
larissarossi901: nd
sarazy6: muito obrigada por salvar a minha vida escola ☺️
naldokatiadiasp994x1: Muito obrigada!
lucasvmb123456789: Eu que agradeço vcs:)))))))))
Respondido por tagliettimariana
43

 1 - A dúvida é a base do pensamento cartesiano, pelo fato de que a dúvida é necessária para chegar num fim real e racional, que é baseado no pensamento e na construção do conhecimento, não é algo que se conclui tão fácil.  

 2 - Ele acreditava que ao pensar a pessoa existia, pelo fato de que a pessoa pensa e usa a racionalidade e só depois existe, ele acreditava que para a pessoa existir era necessário ter conhecimento e duvidar das coisas que existiam para ter um pensamento crítico e racional.

 3  - Pelo fato de as fake news podem ser compartilhadas de forma desenfreada, e muitas vezes são notícias sem nenhuma fundamentação teórica ou cientifica.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41412876

Anexos:
Perguntas interessantes