1. Qual a formação de Eratóstenes? Qual foi sua contribuição para a Geografia?
2. Onde Eratóstenes começou a pensar sobre a circunferência da Terra?
3. Qual a consequência da esfericidade da Terra?
4. O eixo da Terra é reto ou inclinado? Justifique.
5. Qual o movimento da Terra que define a variação de dia e noite?
6. Qual a relação entre o Determinismo Geográfico e as diferentes zonas climáticas da terra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Eratóstenes (276 – 194 a.c.) mostrou quê o diâmetro do nosso planeta media, aproximadamente , 12713 quilômetros.
Eratóstenes, nasceu em Cirene (na Líbia atual) e é considerado o pai da geografia e ficou conhecido devido ao seu método de determinação do tamanho da Terra.
De acordo com a observação de alguns fatos, ele concluiu que a Terra possui 40.000 km de perímetro e isso o levou a definição de que o diâmetro é de 12.732 km.
2) Eratóstenes começou a pensar sobre a circunferência da terra em Alexandria. Eratóstenes foi um pensador, classificado de inúmeras formas, pensador, matemático, geógrafo, poeta, que conseguiu calcular com exatidão a circunferência da terra.
3)Graças a esfericidade do planeta existem as diferentes zonas climaticas . A inclinação do eixo terrestre ajuda a definir as tempraturas das estações do ano , por exemplo quanto maior for a inclinação maior será a diferença de temp. (inverno mais frio, verão mais quente).
4)O eixo da Terra está inclinado de cerca de 66,5 o com relação a seu plano orbital. Durante seu movimento anual orbital em torno do Sol, o eixo de rotação da Terra não permanece exatamente apontando para uma mesma direção do espaço. ... A esse movimento do eixo de rotação da Terra dá-se o nome de movimento de precessão.
5)O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.
6)Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.