1. Qual a diferença entre uma característica dominante e uma característica recessiva.
2. Como o óvulo e o espermatozóide conseguem formar um bebê? Qual a molécula que eles
carregam/possuem?
3. Defina hereditariedade.
4. Diferencie genótipo de fenótipo.
5. O que significa ser homozigoto para determinada característica.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) As características dominantes se expressam tanto nos homozigotos (puro: AA, aa...) quanto em heterozigotos (diferentes: Aa, Bb...), ao contrário das características recessivas, que só expressam-se em homozigotos (puro: aa, bb).
2) O óvulo e o espermatozoide conseguem formar o bebê através do processo denominado fecundação, onde o espermatozoide consegue penetrar no óvulo, dando origem a um zigoto que irá desenvolver-se e virar um embrião, e após o desenvolvimento torna-se um feto, após o nascimento chamamos de bebê.
3) Hereditariedade é a transmissão de certas características dos seres vivos entre gerações, como exemplo quando nosso pai ou mãe possui olho na cor verde, e nós nascemos com a mesma cor de olho.
4) Genótipo é a constituição genética de uma célula (AA, Aa, aa...), já o fenótipo é a expressão do gene, ou seja as características (se é alto ou baixo, olhos claros ou escuros...).
5) Significa que a pessoa tem dois alelos iguais para aquela característica, por exemplo: vamos dizer que temos a ervilha verde (vv) e a ervilha amarela (VV ou Vv), se dissermos que uma ervilha é homozigota para a cor amarela (característica) estamos dizendo que ela possui as duas letras iguais (eliminando Vv), então ela é VV.