1- Qual a diferença entre os sociólogos da década de 30 do século XX do pensamento sociológico abordado por florestan fernandes na década de 40 no mesmo século?
2- Apresente a biografia de florestan fernandes.
3 Quais são as peculiaridades da sociologia de Florestan Fernandes referente a história do Brasil?
4- Como o autor aborda as questões raciais e sobre a escravidão?
5- O que Florestan Fernandes quis dizer em sua obra "O mito da democracia racial"?
6- Como a constituição Federal do Brasil trata sobre a questão racial?
Soluções para a tarefa
1 - A década de 20 e 30 abarcaram o início das pesquisas sociológicas no Brasil.
A sociologia de Florestan Fernandes dialogava sobre a realidade social.
Deste modo, a contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
2 - Florestan Fernandes 1920-1995, foi considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil.
Florestan Fernandes além de sociólogo foi deputado federal do PT por volta da metade do século XX além de ter recebido diferentes prêmios por suas pesquisas no campo social.
3 - Florestan Fernandes desenvolveu reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio social.
4 - O mito da democracia racial seria a difusão dos direitos para os negros, onde em maioria possuem um grande atraso em relação ao resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.
5 - O mito da democracia radical nota que os Brasileiros não se veem pelas lentes da discriminação racial, sendo esse um fator que colabora para o preconceito.
6 - Segundo a constituição de 88, todos os indivíduos devem ser observados em plena igualdade.
E, por isso, o respeito deve estar relacionada a ação e quebra do preconceito, visto que desde nossa formação estamos introduzidos no processo de união entre culturas,e, hoje, como uma sociedade moderna carregamos traços profundos, sendo uma das nações mais diversas do mundo.