1. Qual a diferença entre empréstimo cultural e apropriação cultural? Justifique sua resposta através de exemplos.
2. Em sua opinião, o Funk carioca poderia ser considerado um exemplo de apropriação cultural? Justifique sua resposta.
3. Por que no Brasil a música clássica não é um elemento popular entre as camadas mais pobres da sociedade? Justifique sua resposta com base nos conceitos do texto Um.
4. É possível a expressão da contracultura numa sociedade que seja governada por uma ditadura? Justifique sua resposta.
5. É possível a manifestação da contracultura como um movimento capaz de mudar o cenário político de um país? Justifique sua resposta com exemplos históricos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Os estudos antropológicos sobre a apropriação cultural (também chamado de "empréstimo cultural") surgiram com a intensificação do contato entre diferentes culturas ao redor do mundo.
2)Apropriação cultural no Brasil
Um exemplo é o funk carioca, ritmo musical que se popularizou nas favelas e nos subúrbios do Rio de Janeiro. ... Atualmente, diversos cantores de funk se apropriaram do ritmo oriundo de povos marginalizados e, com isso, essa expressão cultural passou a ter mais aceitação da sociedade.
3)A musica clássica Não é tão popular pois:
Cada pessoa tem seus gosto.
A musica clássica ela Não e tão ouvida nas camadas Pobres as mais ouvidas São funk Sertanejo dentre outros. Não temos tanto contato com a musica clássica.
4)A formação da identidade social do jovem brasileiro durante o período da ditadura militar, e sua relação com o movimento da contracultura, que nos anos 1960 explodiu em manifestações simultâneas em vários países, é o tema deste trabalho, que propõe um estudo sobre os movimentos citados durante os anos de 1968 a 1970. Embalados pelos ideais hippies, flower power e beatniks, que culminaram no festival de música Woodstock na cidade de Bethel, Estados Unidos, de 15 a 18 de agosto de 1969, essas manifestações de jovens surgiram, especialmente, para protestar contra a guerra do Vietnã, a sociedade de consumo, o imperialismo, o capitalismo e o modo de vida da sociedade de alguns países europeus, como a Holanda e a França. No Brasil, o movimento, teve inicialmente, relação com a música, com a arte e com os posicionamentos políticos e sociais.
5-Depois da Segunda Guerra Mundial, o mundo ocidental experimentou um período de crescimento econômico, ampliação da qualidade de vida e efervescência cultural e política, o qual o escritor Eric Hobsbawm denominou de “Era de Ouro”. O padrão de vida que antes era restrito aos ricos passou a contemplar também as classes médias. Houve um incremento de pessoas no mercado de consumo de bens e serviços, mais direitos e um número cada vez maior de mulheres no mercado de trabalho. O tempo de estudo dos jovens aumentou e também o período em que eram sustentados pelos pais, podendo dedicar-se, inclusive, a uma formação superior.
Explicação:
Espero que tenha te ajudado ❤