1- Qual a diferença entre “emigração” e “imigração”? Explique os diversos motivos que leva uma pessoa a migrar, e diferencie a migração forçada da migração espontânea.
2- Qual o nome da migração onde a pessoa sai do campo e vai para cidade? Explique os motivos que levam a esse tipo de migração.
3-Cite dois motivos que levaram à queda da natalidade no Brasil.
4-Por que a mulher vive em média mais que o homem?
5-O que é "urbanização"?
6- O que é uma metrópole? E o que é uma megalópole?
7- Escreva três problemas ambientais causados pelas cidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”. A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem
2. Êxodo rural isso acontece pois a pessoa precisa de dinheiro ou algum trabalho então ela vai pra cidade para buscar trabalho
3. Os fatores responsáveis pela diminuição das taxas de natalidade são:
urbanização;
queda da fecundidade;
planejamento familiar;
utilização de métodos contraceptivos;
melhoria nas condições de educação;
inserção da mulher no mercado de trabalho;
casamentos tardios;
custo de criação dos filhos.
4. Em média, as mulheres vivem cerca de cinco por cento a mais do que os homens em todo o mundo. O motivo apontado pelos especialistas são diferenças ambientais ao longo dos anos. Segundo eles, os homens são mais propensos a beber e fumar mais. Além disso, eles também têm maior risco de desenvolverem doenças cardíacas
5. A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo. Portanto, quando a população urbana de um determinado local cresce em número maior que a do campo, dizemos que está ocorrendo um processo de urbanização.
6. Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação. Esse é o contexto dos aglomerados urbanos, de complexidade espacial e social.
7. Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos urbanos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.
Explicação: