Geografia, perguntado por calosmessias32, 5 meses atrás

1. Qual a definição de lugar e no que essa definição se baseia?
2. Explique o conceito de paisagem
3. Defina o conceito de região e quais os tipos existentes.
4. Explique a diferença entre território e territorialidade.
5. Defina o Estado e qual é o seu objetivo.
6. Porque o conceito de pais e mais amplo do que o conceito de estado?
7. Explique o conceito de nação com seus pontos positivos e negativos.
8. Qual a diferença entre governo e estado pelo ponto de vista político?
9. Qual a diferença entre estado e estado-membro? Como um estado pode incorpora
territórios o se desmembrar?
10. Descreva o conceito de estado-nação.
11. O Brasil é um estado, pais ou nação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ariadnesilvabarros
1

Resposta:

1- O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas.

2- A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros. ... Além do mais, a paisagem carrega consigo aspectos naturais e também aspectos culturais ou humanizados.

3- Na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.

4- Território é a área geográfica onde um Estado soberano exerce sua soberania, onde ele não reconhece nenhuma outra autoridade além dele. Territorialidade é a ação dos agentes sobre o território, ou seja, o modo de agir em seu espaço territorial.

5- O Estado tem como objetivo propiciar o bem estar, harmonia social, qualidade de vida e garantir todos os meios para que a democracia seja exercida. Visa a um modelo de igualdade de oportunidades entre as pessoas.

6- O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

7- O conceito de nação está relacionado com fatores políticos, culturais, sociais e históricos que agregam o sentimento de pertença dos indivíduos.

8- Qual a diferença entre Estado e governo? O Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação e o seu ordenamento jurídico, como já explicamos. Por outro lado, o governo é a liderança que controla estas instituições, especialmente o Poder Executivo.

9-  Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar (CF, art. 18, § 3°).

10- O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também.

11- estado.

ficou um pouco grande mas espero ter ajudado!

boa atividade.

Perguntas interessantes