1-Qual a critica que fizeram os filósofos contemporâneos às ideias de progresso histórico e social dos filósofos modernos?
2-Por que a filosofia do séc. XIX confiava plenamente na razão?
Soluções para a tarefa
1 - Os filósofos contemporâneos viam como "perigosas" as ideias modernas de progresso social e histórico, já que este "progresso" era, geralmente, estabelecido a partir de uma perspectiva etnocêntrica e que não levava em consideração as possíveis consequências negativas dos avanços científicos, ou mesmo os limites da ciência.
A ideia de que todo progresso é positivo e que a ciência é capaz de solucionar os seus próprios problemas é seriamente questionada se pensarmos, por exemplo, que as armas nucleares e o aquecimento global foram frutos da ciência.
2 - Os filósofos do Século XIX tinham esta espécie de "fé" na Razão pois assumiam como princípio que tudo o que é bom é racional, de modo que Razão e bondade eram uma e mesma coisa, e bastaria adotar um posicionamento racional para que os problemas sociais, políticos e econômicos fossem resolvidos. Isto, contudo, não parece ter se mostrado verdadeiro.