1. Qual a alternativa que melhor define o que é filosofia? *
1 ponto
a) minha opinião
b) a opinião coletiva
c) análise crítica
d) mitologia
2. (UNIMONTES 2011) Lembremos a figura de Sócrates. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, exercia estranho fascínio. Podemos atribuir a Sócrates duas maneiras de se chegar ao conhecimento. Essas duas maneiras são denominadas de: *
1 ponto
a) doxa e ironia.
b) ironia e maiêutica.
c) maiêutica e doxa.
d) maiêutica e episteme.
3. No livro VII da República, Platão apresenta o célebre mito (ou alegoria)da caverna. Pode-se afirmar que com esse mito ele pretendia: *
1 ponto
A) demonstrar que a democracia não é um bom sistema de governo.
B) provar a imortalidade da alma humana.
C) mostrar que os cidadãos são geralmente injustos com aqueles que querem ser justos.
D) esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos, que viriam a ser no futuro, os governantes da cidade justa.
(Enem 2013) A felicidade é portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
4. Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como: *
1 ponto
a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.
b) plenitude espiritual a ascese pessoal.
c) finalidade das ações e condutas humanas.
d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) analise critica
2)ironia e maiêutica
3) letra D
4) finalidade das ações e condutas humanas
1) A filosofia não é a minha opinião (doxa) nem a opinião coletiva. A filosofia também não é mitologia (estrutura de consciência baseada em crenças). A filosofia é análise racional e crítica, que busca a investigação da realidade sem apelar para os clichês do senso comum e sem qualquer tipo de fé ou crença religiosa, mítica ou ritualística. Logo, a alternativa C é a correta.
- Historicamente, a filosofia surge como uma tentativa racional de superação do mito. O próprio nascimento da filosofia com figuras como Tales de Mileto representa uma passagem do mito à análise racional que culminaria em Sócrates, Platão e Aristóteles. Em Tales ainda há uma mistura da tradição mito-poética com a vindoura tradição racional-científica. Quando ele diz que a "água é o princípio de tudo", o que há ali é uma expressão individual, um misto de esforço racional e crença no sagrado. Esta "água" de Tales não deixa de ser um deus disfarçado, ainda que sua afirmação baseie-se no puro raciocínio e haja uma recusa das explicações míticas ou alegóricas.
- Do mesmo modo, a filosofia busca a verdade, não o convencimento, a opinião bem expressa ou a persuasão que a retórica e oratória dos sofistas ensinavam.
2) Sócrates utilizava da ironia e da maiêutica para chegar ao conhecimento. Assim, a alternativa B é a correta.
Doxa, como vimos é a opinião. Sócrates não buscava a opinião comum e nem buscava embelezar a opinião, e sim trazer a quem o ouvisse a noção de que a opinião sem a busca da verdade é mero falar impessoal.
Do mesmo modo, a episteme pode ser traduzida como conhecimento objetivo. Sócrates utiliza da dialética para alcançar a episteme, que será melhor investigada com seu discípulo, Platão.
Sócrates utilizava a ironia e a maiêutica:
- A ironia era um pequeno ataque que causava espanto (thaumazein) por meio do questionamento dos termos respondidos pelos interlocutores.
- Maiêutica é o ato de parir: Sócrates paria ideias das pessoas via diálogo. O conhecimento pressupõe que a alma já estivesse grávida da verdade.
3) A alegoria especificamente mostra o assassinato do prisioneiro liberto pelas mãos de seus antigos prisioneiros, justamente no momento em que o prisioneiro liberto volta à caverna buscando libertá-los dos grilhões das aparências. Logo, a alternativa C é a correta.
O prisioneiro liberto é símbolo, neste mito, do filósofo, que se esforça para sair do mundo sensível, contempla a luz do Bem e, ao voltar para ajudar seus companheiros, é morto. É uma alegoria para a vida do mestre de Platão, Sócrates, condenado pela democracia ateniense por "corromper a juventude" e "louvar novos deuses".
4) A felicidade, para Aristóteles, é a plenitude da realização ativa do homem, no que tem propriamente humano. Logo, a alternativa C é a correta.
A característica da felicidade é a de ser autossuficiente, um bem buscado para seu próprio proveito. O bem de cada coisa é sua função própria: a visão o é do olho, a marca, do pé. Aristóteles então pergunta qual é a função do homem em si:
- Para ele, segundo a Ética a Nicômaco, é a vida contemplativa, ou teorética, superior à vida dos prazeres e também à vida regida pela poiésis ou à vida prática (política). Mas Aristóteles adverte que para que essa vida teorética seja a felicidade, é preciso que ocupe realmente a vida, “porque uma andorinha só não faz verão”. Ele convida o homem ao hábito da contemplação.
Para saber mais sobre:
Aristóteles: https://brainly.com.br/tarefa/23789816
Platão e o mito da caverna: https://brainly.com.br/tarefa/51947
Sócrates: https://brainly.com.br/tarefa/1105036
Mitologia grega: https://brainly.com.br/tarefa/10598480