Filosofia, perguntado por Anapaulagarciasouza, 11 meses atrás

1)
Quais são os três sentidos principais da palavra crítica vinda do grego?

Alternativas:

a)
Criar uma rotina onde exista uma discussão sobre a atividade proposta/realizada exercita-se a formação da consciência crítica, mesmo que aparentemente a atividade não passe de um jogo ou brincadeira. Questionar sobre o que, como e porque, torna-se parte natural do processo ensino-aprendizagem (SILVA, 1987, p. 1).
b)
Capacidade para conversar corretamente; Examinar as pessoas e julgar com preconceito e sem prejulgamento; Incapacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica (CHAUÍ, Marilena; OLIVEIRA, 2007 P. 14).
c)
Desenvolver o debate acirrado sobre a política, onde exista uma discussão sobre a atividade proposta/realizada exercita-se a formação da consciência crítica, mesmo que aparentemente a atividade não passe de um jogo ou brincadeira. Questionar sobre o que, como e porque, torna-se parte natural do processo ensino-aprendizagem(SILVA, 1987, p. 1).
d)
Criar uma rotina onde exista uma discussão sobre a atividade proposta/realizada exercita-se a formação da consciência crítica, mesmo que aparentemente a atividade não passe de um jogo ou brincadeira. Incapacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica (CHAUÍ, Marilena; OLIVEIRA, 2007 P. 14).
e)
Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento; Capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica (CHAUÍ, Marilena; OLIVEIRA, 2007 P. 14).

2)
Qual o modo de consciência que oferece condições para que a sociedade não seja governada pela ideologia da classe dominante?

Alternativas:

a)
Consciência Mítica
b)
Consciência Religiosa
c)
Consciência Intuitiva
d)
Consciência Racional

e)
Consciência pluralística
3)
Qual a diferença entre o saber científico e o saber filosófico?

Alternativas:

a)
O saber científico, ou seja, a ciência, não interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, não envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e menos comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
b)
O saber científico, ou seja, a ciência, cria recursos materiais para a sociedade fugir dos problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia tenta refletir sobre o espaço. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, é uma ação acrítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
c)
O saber científico, ou seja, a ciência, interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.

d)
O saber científico, ou seja, a ciência, tem como objetivo principal, criar recursos materiais para a sociedade suprimir os anseios de poder por meio das classes sociais, enquanto a filosofia tenta refletir sobre o espaço. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, é uma ação acrítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
e)
O saber científico resolve problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar a reflexão e o julgamento. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, não envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.
4)
A consciência é a capacidade de planejar, refletir e criticar. Esta capacidade é normalmente captável pela constância em certo tipo de comportamento e pela relação natural de conhecimento. De acordo com o enunciado e segundo complementa Marilena Chauí (2007), como se constitui a face negativa e a face positiva da atitude filosófica?

Alternativas:

a)
Pela atitude crítica

b)
Pela capacidade lúdica
c)
Pela ação prática
d)
Pela atitude científica
e)
Pela capacidade natural

Soluções para a tarefa

Respondido por janainacarvalhosouza
13

Resposta:

av1= 1-e /2-d/ 3-b/4-a/5-d

Explicação:


laydedayanemorais: Na Verdade:
As Respostas Certas são:
1) e
2) d
3) c
4) a
5) b

Resolvidas e Corrigidas pelo AVA.
Respondido por elamambretti
5

1. Os três sentidos principais da palavra crítica vinda do grego:

e)  Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento; Capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica (CHAUÍ, Marilena; OLIVEIRA, 2007 P. 14)

2) O modo de consciência que oferece condições para que a sociedade não seja governada pela ideologia da classe dominante é:

d)  Consciência Racional

A consciência racional permite entender a realidade através da racionalidade, isto é, a capacidade racional de reconhecer os princípios de causa e efeito que regem o mundo.

3)  A diferença entre o saber científico e o saber filosófico:

c)  O saber científico, ou seja, a ciência, interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano. Já o saber filosófico, portanto a filosofia, envolve uma crítica do conhecimento científico de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências especiais.

4) A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constitui-se:

a)  Pela atitude crítica

A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.

A atitude crítica negativa é o abandono ao senso comum e aos pré julgamentos. A atitude crítica positiva é a atitude realmente filosófica, o questionamento, a reflexão, sobre as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores e até sobre nós mesmos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes