1-quais são os tipos de imposto no Brasil?
2-o que são taxas?
3-o que são impostos?
4-o que são contribuições esprias?
5-o que são empréstimos compulsórios?
6-o que são impostos federais?
7-o que são impostos municipais?
8-o que são impostos estaduais?
9-quais são os tipos de impostos diretos?
10-quais são os tipos de impostos indiretos?
Soluções para a tarefa
1- Há três tipos de impostos existentes: federais, estaduais e municipais. Os federais arrecadam em torno de 60% do valor total. Os estaduais ocupam 28% das arrecadações totais. Por último, os municipais que captam 5,5% do total nacional.
2- Taxa é a exigência financeira imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia.
3- O Imposto é um tributo obrighatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.
4- A contribuição especial é um tributo cujo resultado da arrecadação é destinado ao financiamento da seguridade social, de programas que impliquem intervenção.
5- O empréstimo compulsório é espécie de tributo, de competência exclusiva da União, não vinculado à atividade estatal, com destinação específica (o valor arrecadado pelo tributo tem destinação legalmente estabelecida) e restituível, uma vez que o ente arrecadador tem o dever de devolver o valor pago ao contribuinte.
6- Impostos Federais – São responsáveis por cerca de 60% das arrecadações do país. São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS.
Resposta:
1 - três tipos de impostos existentes: federais, estaduais e municipais.
2- Um tributo que se vincula, de maneira imediata, a uma atividade do Estado. Em outros termos, é uma espécie tributária que guarda relação com atividades de interesse estatal, de sorte que não se associa, portanto, a ações empreendidas na seara privada.
3- é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.
4- contribuição especial é uma modalidade de tributo trazida pela Constituição Federal de 1988, que foge da teoria do fato gerador utilizado para classificar os tributos em impostos, taxas e contribuições de melhoria.
5- é espécie de tributo, de competência exclusiva da União, não vinculado à atividade estatal, com destinação específica (o valor arrecadado pelo tributo tem destinação legalmente estabelecida) e restituível, uma vez que o ente arrecadador tem o dever de devolver o valor pago ao contribuinte
6-são aqueles destinados à União. Eles correspondem a 60% das arrecadações no país e alguns exemplos são o famoso Imposto de Renda, INSS, IPÌ e IOF.
7- são aqueles que são cobrados pela prefeitura ou seja são de ordem do município e destinados a manutenção da administração pública local, serviços, investimentos e manutenções locais.
8- são cobranças feitas pelos governos de cada estado como forma de manter o funcionamento da máquina pública, têm como função arcar com os custos dos serviços que são de responsabilidade do estado.
9- IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)
10- são os famosos ICMS, IPI, ISS, PIS/COFINS
Explicação: