1) Quais são os quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se
enriquece?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Período Pré-Socrático
Este período é também conhecido como Período Cosmológico. Ocorreu entre o final do século VII a.C. e final do século V.
Principal característica: busca pela explicação da origem do mundo (cosmologia) e as causas das mudanças, que ocorrem na natureza.
Período Socrático
Este período é também conhecido como Período Antropológico. Ocorreu entre o final do século V a.C. e final do século IV.
Principal característica: buscou explicar as grandes questões humanas, principalmente relacionadas à política e à ética e aos conhecimentos científicos e técnicos.
Período Sistemático
Este período ocorreu entre o final do século IV a.C. e final do século III.
Principal característica: busca pela sistematização dos conhecimentos relacionados a, principalmente, Antropologia e Cosmologia. Os filósofos deste período valorizaram as ciências e os critérios da verdade. A lógica, principalmente em Aristóteles, é o centro do pensamento filosófico.
Período Helenístico
Este período é também conhecido como Período Greco-romano. Ocorreu entre o final do século III a.C. e final do século VI d.C.
Principais características: os filósofos deste período refletem sobre a ética, as relações entre os homens e destes com Deus, relações do homem com a natureza e várias questões relacionadas ao conhecimento humano. Houve grande influência dos valores e das questões relacionadas ao Cristianismo, principalmente entre os séculos III e VI. Ocorreu também significativa influência da filosofia oriental.