1. Quais são os profissões mais antigas que podem
ser extintas? De as características de cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: – Entregador
A profissão de entregador, seja de jornal ou pizza, está condenada ao fim. Isso porque essa mão-de-obra será substituída gradualmente pelas entregas realizadas com drones.
– Operador de telemarketing
Alguns especialistas acreditam que a função de operador de telemarketing vai desaparecer em poucos anos. Isso acontecerá porque as empresas que cuidam das centrais de atendimento vão substituir a mão-de-obra humana por computadores.
– Árbitro
Novas tecnologias serão incorporadas aos esportes, a fim de facilitar a apuração dos resultados nas partidas de futebol, vôlei, basquete, entre outras modalidades. Com isso, a profissão de árbitro será extinta.
A profissão de árbitro está com os dias contados. (Foto: Divulgação)
– Caixa de banco
Os aplicativos dos bancos estão cada vez mais modernos e garantem autonomia para os clientes na hora de realizar operações. Com esse avanço, tudo indica que a profissão de caixa de banco será extinta.
– Elaborador de obrigações fiscais
Os cálculos de obrigações fiscais serão automatizados, já que os órgãos públicos estão estudando formas de integrar informações de diferentes bancos de dados. Por esse motivo a função de elaborador de obrigações fiscais está condenada ao fim.
– Operador de máquinas rurais
Quem trabalha com a operação de máquinas agrícolas precisa buscar novas oportunidades no mercado. Tudo indica que, em 2030, as máquinas serão automatizadas ou guiadas via satélite.
– Corretor de imóveis
Há quem diga que, em menos de 15 anos, a profissão de corretor de imóveis vai acabar. Isso acontecerá porque as relações comerciais no mercado imobiliário estarão menos burocráticas e não vão precisar de tantos intermediários.
O futuro dos corretores de imóveis está ameaçado.
– Digitador de dados
Antigamente, nem todo mundo tinha facilidade para digitação. Hoje, no entanto, as pessoas digitam informações sem dificuldades, por isso a profissão de digitador de dados deixará de existir.
– Agente de crédito
O uso de simulações de financiamentos online está se tornando cada vez mais frequente. Os sistemas são automatizados, portanto, calculam e comparam valores de forma automática. Esse advento tecnológico coloca em risco a profissão de agente de crédito.
– Reparador de relógios
O relógio de pulso deixou de ser usado com tanta frequência, assim como outros modelos analógicos. Por conta disso, a profissão de reparador de relógios está condenada ao fim.
Além das profissões listadas acima, muitas outras estão condenadas ao fim até 2030, tais como: assistente de escritório, operadores de computador, técnico de impressão, arquivista, vendedor de porta em porta, trabalhadores rurais, costureiras, carteiros e técnicos de computadores.