1 Quais são os principais teóricos da sociologia brasileira, pais do pensamento crítico?
2 Quais são as principais contribuições de Gilberto Freyre para o pensamento sociológico brasileiro?
3 Sobre Casa-Grande e Senzala, por quais motivos esta obra é considerada ao mesmo tempo um clássico da sociologia é também, criticada pelos principais teóricos da sociologia?
4 Apresente quais foram as principais contribuições de Darcy Ribeiro para a sociologia Brasileira.
5 Explique o que é o homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda.
6 Quais são as principais críticas que Florestan Fernandes fez ao longo de seus estudos sobre a sociedade brasileira?
7 Em meio a quais razões a sociologia surge no Brasil?
8 Qual é o nome do teórico autor do livro "Raízes do Brasil"
9 Quais são os perfis de Brasis presentes nos estudos de Darcy Ribeiro? E porque o autor faz esse tipo de definição?
Soluções para a tarefa
Olá!
Dentre os principais teóricos da sociologia brasileira temos: Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Sergio Buarque de Holanda.
Gilberto Freyre teve grande contribuição no pensamento crítico acerca da condição do indivíduo social no período da modernidade. Ele em sua obra Casa Grande & Senzala reflete sobre as classes sociais em um abordagem sociológica.
Casa Grande & Senzala possui diferentes interpretações. Os teóricos que são a favor da obra dialogam sobre sua importância social, enquanto os teóricos que são contra os argumentos apresentados por Gilberto Freyre não consideram a obra relevante para a observação das classes sociais.
Através de um entendimento sobre características básicas do homem e do processo de colonização da nação, vemos que Darcy Ribeiro busca nos orientar sobre o espaço o qual habitamos hoje a importância da nação tendo relação direta com a miscigenação.
Por isso, para ele, somos hoje um conjunto de características que nos fazem d um grupo identitário, diferenciado de outros grupos, e, tendo nossos 3 pilares étnicos começando pelos Índios, depois pelos Portugueses e em terceiro lugar pelos Africanos trazidos para o Brasil.
A contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
O homem cordial foi um termo refletido por Sérgio Buarque de Holanda para explicar o indivíduo que se adequou as fórmulas do sistema.
Para ser mais exato, aquele homem que morava no campo, precisou converter sua vida para as mudanças e se adaptar, por isso, o "homem cordial" não tem haver necessariamente com a cordialidade, porém, atrapalha a democracia pois um de nossos deveres é não concordar com todas as imposições do estado, devemos recorrer nossos direitos e buscar melhores condições de vida todos os dias.