Geografia, perguntado por heloysaprestes, 7 meses atrás

1- Quais são os principais movimentos da Terra e suas consequências?


stellaikishima: os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. ... A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites
contatootaviovbsc: Estações do ano, solstícios equinócios, e o ano bissexto
contatootaviovbsc: Também entram no meio

Soluções para a tarefa

Respondido por joaojesus10
0

Resposta:

Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. ... A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

Respondido por contatootaviovbsc
2

Existem dois importantes principais movimentos da Terra, o movimento de rotação e de translação, que respectivamente são conceituados como:

  • Movimento de Rotação:  Movimento que acontece da Terra sobre o mesmo eixo, onde que acontece durante 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
  • Movimento de Translação: Movimento onde a Terra gira em torno do Sol, onde acontece durante 365 dias e 4 horas.

O movimento de rotação junto com a inclinação da Terra, determina dia e a noite, tendo em vista que quando estamos direcionados ao sol, estamos de dia e quando estamos de noite, estamos contrários ao sol.

Além disso, junto com a inclinação da Terra, eles também possui uma pequena influência sobre o clima.

Já o movimento de translação, ele determina as estações do ano - inverno, verão, primavera e outono - , e os equinócios e solstício.

  • Solstício: Fenômeno anual, causado pela ação da translação que possui como característica o aumento do tempo em que algum local recebe energia do sol, onde um local recebe uma intensidade maior de luz. No caso do Brasil, isso ocorre durante o dia 21 de Dezembro e 21 de Junho.
  • Equinócio: Fenômeno anual, causado pela ação de translação na qual, a luminosidade estabelecida do Sol, atinge na mesma intensidade de forma igualitária por todo planeta.

Lembrando que essas observações só foram possíveis a partir do intenso desenvolvimento tecnológico ocorrido durante o tempo, até o desenvolvimento do telescópio de Hubble.

Este é um conteúdo bem simples, que abre alas para um estudo mais aprofundando e completo.

Perguntas interessantes