Geografia, perguntado por uniterbr123, 9 meses atrás


1) Quais são os principais motivos para a preservação do continente antártico? Com o fim do Tratado da Antártida e, se não for realizado um novo tratado, quais serão os possíveis impactos ambientais?

2) Aponte os países que reivindicam territórios na Antártida? Por que eles não podem assumir a posse desses territórios?

3) Leia o título da reportagem da BBC Brasil.
“Como o aquecimento global está afastando filhotes de pinguins de seu alimento vital”.

O aquecimento global está alterando o equilíbrio ambiental na Antártida. Quais são as consequên-
cias desse processo para os animais que vivem nesse continente?
urgentemente urgente urgente ⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️​

Soluções para a tarefa

Respondido por southiagovictor
13

Resposta:

pode acontecer no derretimento das geleiras, o que provocaria inundação nas cidades tropicais


msmxmx: manda aí um salve
Respondido por henriquebb1
2

Resposta:1)Os principais motivos para a preservação do continente antártico pelo fato de que há certo consenso de que a vida no mesmo é quase inviável, bem como a compreensão de que o planeta pode vir a sofrer graves consequências caso as camadas de gelo do mesmo venham a derreter, acentuando as mudanças climáticas.

Porém é evidente que um novo tratado precisa ser realizado com o objetivo de proteção ao status natural do continente, visto que os possíveis impactos ambientais serão uma piora no quesito mudanças climáticas, bem como a geração de tensão entre as potências que tenham interesses na região.

2)Atualmente sete países reivindicam soberania na Antártida: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Grã Bretanha. Essas reivindicações não são reconhecidas pela ONU, embora sejam mencionadas no Tratado. Não é em vão que o Reino Unido está nas Malvinas, próximo ao continente gelado.

3)O questionamento acima faz referência à possibilidade de ocorrência de um conflito diante da reivindicação dos territórios inerentes à Antártida. Isso porque os seguintes países buscavam a obtenção e controle de uma parte da região: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido.

Entretanto, sabe-se que um tratado, assinado entre os mesmos, realizou a compreensão de que um conflito ou disputas não seriam a forma mais adequada de solucionar tal entrave.

Explicação:

espero ter ajudado :p

Perguntas interessantes