Geografia, perguntado por bv598309, 10 meses atrás


1- Quais são os principais motivadores dos conflitos no campo?

2- Em qual região brasileira há maior incidência de conflitos no campo? Por quê?


3- O que é o MST? O que esse movimento reivindica? Sua reivindicação é legitima? Explique.

4- Qual são as principais críticas ao MST? Qual é o posicionamento do atual governo sobre o MST?

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoandrade2a
2

Resposta:

1.Diante de um cenário difícil, a CPT aponta que 2019 é um “marco histórico, por discorrer sobre um ano peculiar, forjado em têmpera diferente, de brutal tenacidade” devido ao aumento dos conflitos numa conjuntura de cerco da democracia. Para as organizações do campo, o Estado é um dos maiores motivadores de conflito, como aponta o caderno, quando a falta de iniciativa se torna uma “omissão que é deliberada, uma omissão que se faz ação e abriu espaço ao assédio sobre os assentamentos, com reconcentração de lotes, grilagem, violência, roubo de madeira, desmatamento e queimadas”.

2.Mato Grosso é o estado brasileiro que proporcionalmente possui o maior número de famílias envolvidas em conflitos agrários, apontou o anuário da violência no campo, divulgado nesta segunda-feira (7) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Desde 1985 a comissão - vinculada à Igreja Católica - faz o mapeamento de casos no país. Os chamados conflitos envolvem situações no âmbito rural, luta pela terra, água, direitos e pelos meios de trabalho ou produção.

De acordo com o estudo, para cada 140 famílias que mora no estado, uma está envolvida em situações desta natureza. Na unidade federada, pouco mais de 549 mil pessoas vivem no campo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A concentração de terras e a fragilidade em leis que amparem os camponeses, de acordo com o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Mato Grosso, Padre Paulo Moreira, têm influenciado nas estatísticas do estado. “Mato Grosso é um estado com alta concentração de terras e existem processos relacionados à posse de terra que não são resolvidos”, disse o representante, ao G1. O mapeamento mostrou que a maior parcela das famílias citadas, brigam na Justiça pelo direto à posse de terras em que vivem

(desculpe não pude responder o resto)

Perguntas interessantes