1-Quais são os jogadores (posição) que jogam nas laterais direita e esquerda da quadra no basquete?
2 – No basquete, qual a maior dificuldade que o jogador pode enfrentar durante o jogo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Regras do basquete
O objetivo do jogo é encestar o maior número possível de bolas. A equipe que, ao final do jogo, tiver o maior número de pontos é a vencedora.
Foto de uma bola entrando na cesta de basquete.Quadra
O basquetebol é jogado em uma quadra retangular, medindo 28 m de comprimento por 15 m de largura. Nas duas extremidades da quadra, estão colocados os cestos a uma altura de 3,05 m do solo.
Tempo de jogo
Em jogos oficiais, são disputados 4 períodos de 10 minutos, divididos em 2 tempos. Um intervalo de 15 minutos é dado entre o 2º e o 3º períodos e inverte-se o lado de jogo das equipes.
Toda vez que o jogo é parado ou a bola sai de campo, por exemplo, o cronômetro é parado.
Caso o jogo termine empatado durante a disputa do tempo normal, ocorrerá uma prorrogação de 5 minutos. Caso o empate persista, outra prorrogação de 5 minutos será realizada, e assim sucessivamente, até que haja um vencedor.
Pontuação
A pontuação é realizada da seguinte maneira: Quando a bola entra no cesto (aro), é marcado o ponto.
1 ponto para cada arremesso de lance livre convertido (arremessos adquiridos em lance de falta sofrida);
2 pontos nos arremessos convertidos de pequena e curta distância, mais precisamente dentro da delimitação de 6,75 metros;
3 pontos nos arremessos que forem convertidos fora da delimitação de 6,75 metros.
Quadra de basquete.
Posse de bola
A bola é jogada com as mãos. Não é permitido ao jogador andar se estiver de posse da bola nem provocar o contato da bola com os pés ou pernas, e muito menos driblar a bola com as duas mãos, ao mesmo tempo.
O jogador que estiver de posse da bola em sua zona de ataque não poderá recuá-la para sua zona de defesa.
De posse da bola, a equipe tem 24 segundos para lançá-la no cesto adversário. Caso não efetue o arremesso, é marcada uma penalidade.
O drible é o ato de o jogador quicar a bola, no chão e, neste caso, quando de posse da bola, ele pode dar o número de passos que quiser, desde que esteja driblando (quicando) a bola no chão.
Não é permitido realizar duas saídas (bater a bola, agarrá-la e batê-la novamente). Ao segurá-la, o jogador não pode dar mais de dois passos com ela
Punições
O atleta tem o limite de cinco faltas individuais, sendo desqualificado da partida na quinta falta cometida.
A equipe que cometer um total de quatro faltas em um período sofrerá a penalização de dois lances livres nas outras faltas individuais.
Þ do basquete
Empunhadura: ato de segurar a bola com as pontas dos dedos, e não com a palma das mãos.
Manejo do corpo: estão incluídos aqui os giros, as fintas e as corridas executadas durante a partida.
Drible: ato de bater a bola no chão; pode ser de progressão, de proteção e pedalada (bate-se a bola, passando-a por debaixo das pernas).
Passe: lançamento para outro colega de equipe. O passe pode ser de peito (empurrando a bola para frente com as duas mãos), com uma das mãos, passe picado (ou quicado), passe de ombro e por cima da cabeça. O que determina qual passe deve ser utilizado é a distância e a situação em que o jogador se encontra durante a partida.
Arremesso: “jogar” a bola no aro, pode ser com uma das mãos, um salto e na bandeja (arremesso em que o atleta executa apenas dois passos), pode ser realizado em movimento com passe ou com drible.
Exemplo de enterrada.
Enterrada.
Rebote: recuperação da bola após um arremesso não convertido.
Enterrada: jogada em que a bola é colocada com firmeza dentro do cesto, após um salto.
Assistência: passe certeiro para um companheiro que o converte em ponto após a recepção da bola.
Toco: ato de bloquear o movimento da bola que está sendo arremessada para o cesto.
Posições dos jogadores
O basquetebol é jogado por cinco jogadores titulares e sete reservas. São três as posições desempenhadas pelos jogadores: os alas (que atuam pelas laterais), o armador (planeja as jogadas da equipe) e o pivô (geralmente os mais altos e mais fortes da equipe, responsáveis pelos rebotes e enterradas).
Em geral, as equipes jogam com 1 armador, 2 alas e 2 pivôs. Entretanto, durante o jogo e conforme a escala que o treinador faz de sua equipe, ele pode usar os jogadores que começaram a partida como reservas para tentar mudar ou melhorar o jogo.
Também é importante ressaltar que alguns jogadores apresentam qualidades para assumir dupla função em quadra, como um jogador que atue como ala/armador. Conheça as funções dessas posições.
Armador
É aquele que organiza e planeja as jogadas, conduzindo a equipe para o ataque. Ele observa como a outra equipe joga defensivamente e define cada ataque. Costuma ser o melhor driblador e passador da equipe.
Ala-armador
É aquele que tem a função de ajudar o armador quando este está sendo marcado, organizando as jogadas de ataque e também sendo o jogador que inicia um contra-ataque com um passe longo, sempre que possível.
Ala
É aquele que precisa fazer uma leitura completa do jogo como um armador. Ele tem a capacidade de se infiltrar no garrafão, apresenta um bom arremesso de curta, média e longa distância, além de disputar