1. Quais são os impactos ambientais resultantes da
Agricultura?
2. Qual a importância da Agropecuária no Mundo?
3. Por que são utilizadas as queimadas e o que elas provocam
nos solos?
4. O que a utilização de agrotóxicos provoca no meio
Ambiente?
5. O que a utilização da pecuária provoca nos solos?
6. Diante dos diversos impactos ambientais, o que seria
necessário para a produção de alimentos sem impactar de
forma negativa os solos?
7. O que é o processo de arenização nos solos e onde e este
processo ocorre no Brasil?
8. O que é o processo de desertificação e onde acontece no
Brasil?
9. Explique a diferença entre arenização e desertificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
na foto esta a resposta da 6
1_Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
2_A atividade agropecuária é muito importante, pois faz parte da economia primária. É ela quem fornece alimentos e matérias-primas para a produção de outros itens. As condições de clima e de solo brasileiro são excelentes para esse setor, que participa de grande fatia do PIB nacional.
3_Elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica. Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo.
4_O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
5_A criação de animais para consumo humano é um problema grave para os solos por causa do descarte de esterco. O risco é ainda mais grave quando se lembra que as fezes dos animais de criação podem conter altas quantidades de metais pesados, bem como agentes patogênicos e antibióticos, que podem contaminar também a água.
7_Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).
8_Desertificação é o processo de degradação dos solos em regiões de clima quente e seco (árido, semiárido e subúmido). Destaca-se o processo de desertificação do Sahel, região do continente africano logo ao sul do deserto do Saara. No Brasil, fica na região Nordeste a área atingida por esse problema ambiental.
9_A diferença básica entre desertificação e arenização está, principalmente, no clima da região de ocorrência. Resumindo: a desertificação ocorre em regiões secas, com poucas chuvas; já a arenização ocorre em regiões onde a falta de água não é problema.
Explicação:
reposta da 6 na foto