Biologia, perguntado por bg121099, 10 meses atrás

1) Quais são os fatores que podem causar o mau funcionamento do sistema digestório?

2) Cite 5 doenças que afetam o sistema digestório.

3) Descreva alguns sintomas característicos das doenças do sistema digestório.

4) Explique quais são os fatores que causam a prisão de ventre e como podemos tratá-la.

5) Observe a frase a seguir:

O consumo de alimentos estragados, contaminados ou mal higienizados são causas da gastrite. Verdadeiro ou falso, justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendapimenta05
2

Resposta:

1_ O funcionamento do intestino varia bastante, tanto de pessoa para pessoa como em um mesmo indivíduo em diferentes momentos. A maioria das pessoas considera mais cômodo evacuar o intestino pela manhã.O funcionamento do intestino pode ser afetado pela idade, dieta, estresse, uso de medicamentos, doenças e até mesmo por padrões sociais e culturais. 

2_

Doenças mais comuns:

Diarreia: 

É o aumento do número de evacuações por dia e perda da consistência das fezes, tornando-se líquidas. Normalmente decorre de infecções virais como a gastroenterite ou vírus intestinal. Também pode ser resultado de uma reação adversa ao uso de determinados medicamentos, intolerância à determinados alimentos ou até mesmo intoxicação alimentar. Quando não controlada, pode levar o paciente a um quadro de desnutrição.

Prisão de Ventre:

Ao contrário da diarreia, a prisão de ventre é caracterizada pela presença de fezes endurecidas, dificuldade de evacuação e um período mais prolongado de constipação. Alguns hábitos alimentares são determinantes na causa desse distúrbio: baixo consumo de fibras e líquidos por exemplo, podem causar episódios de prisão do ventre. Situações como estresse, sedentarismo, fumo, e abuso do álcool também podem ocasionar esse desconforto. Especialmente em mulheres, picos hormonais e gravidez podem agravar o problema. Dor ao evacuar, inchaço do abdômen e alterações no humor são as principais consequências da prisão de ventre.

Infecções Intestinais: 

Normalmente ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos estragados, mal higienizados ou contaminados por bactérias como a Salmonela ou a E. Coli. As alterações no trato intestinal causadas por esse tipo de infecção resultam em dor abdominal, febre, desidratação, diarreia e mal-estar. A gravidade do quadro depende de diversos fatores, embora em alguns casos uma simples hidratação seja suficiente, é sempre necessário procurar um médico, pois infecções intestinais podem causar a morte em casos extremos.

Faringite: 

A infecção por vírus ou bactérias na faringe pode causar várias alterações nessa região – garganta seca, dificuldade para engolir, rouquidão e incômodo nos músculos da região do pescoço.

Gastrite:

Caracteriza-se pela inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago. Pode ser persistente e dependendo dos hábitos do indivíduo, agravar-se ao longo do tempo. O consumo de bebidas alcóolicas, fumo, abuso de drogas, estresse, refluxo, hábitos alimentares incorretos, uso de determinados medicamentos e infecções bacterianas podem acarretar em casos de gastrite. A perda do apetite, irregularidade intestinal, náuseas, azia, queimação, são alguns dos principais sintomas.

3_Os principais sinais de problemas no sistema digestivo envolvem uma variedade de sintomas: perda de peso sem razão aparente, dor ou cólicas no abdômen, náuseas e vômitos, inchaço, queimação estomacal, azia, constipação, entre outros. Obviamente alguns sintomas são corriqueiros e decorrentes de situações especificas, como por exemplo o exagero ocasional na alimentação. 

4_A prisão de ventre é uma condição médica onde um indivíduo não consegue evacuar, mesmo sentindo vontade intensa de ir ao banheiro. A prisão de ventre pode ser uma condição em si mesma, que dura alguns poucos dias, ou pode ser algum sintoma de um mal maior que esteja se instalando no sistema gastrointestinal do indivíduo.

Entre outros sintomas de prisão de ventre, podemos destacar:

–  dificuldade de ir ao banheiro ligada a um forte esforço na hora de eliminar fezes que é infrutífero ou que resulta em uma baixa quantidade de fezes eliminadas;

– vontade de fazer força ao eliminar fezes;

– sensação de fezes presas dentro do corpo;

– sensação de barriga pesada;

– distensão abdominal;

– gases;

– cólicas;

– desconforto abdominal; e

eliminação de fezes pequenas e menores do que o normal, além de terem a aparência de estarem secas e/ou endurecidas.

Como é o tratamento da prisão de ventre?

Como é o tratamento da prisão de ventre?Em casos mais sérios, onde o paciente está há vários dias sem evacuar e há uma grande quantidade de fezes em seus intestinos, pode ser indicada uma lavagem intestinal, que ajuda o indivíduo a evacuar com mais liberdade. Outras coisas boas para a prisão de ventre incluem a adoção de uma dieta rica em fibras, como couve, ameixas e mamão, além do aumento na ingestão de líquidos e da realização de exercícios que ajudem na movimentação do abdômen. Para conhecer o melhor tratamento para o seu caso, consulte um médico.

Explicação:

Vou ficar te devendo a 5 marca como melhor resposta pfvr

Perguntas interessantes