Filosofia, perguntado por Gr3g0, 10 meses atrás

1) Quais são os efeitos que o ato moral pode provocar no sujeito?

2) Por sermos livre, por que o compromisso moral não exclui a desobediência do individuo moral?


davegrohl2006: A 2 eu responderei aqui
davegrohl2006: 2) Exatamente porque a necessidade de viver entre seres humanos o força a cumprir regras que foram definidas antes de seu nascimento e que se tornaram um hábito entre aqueles indivíduos naquela sociedade. Então, partindo do pressuposto que o Outro também é livre e também está condicionado a seguir as regras morais daquele lugar
davegrohl2006: continuação da 2) não lhe resta outra saída se não seguir tais regras. Agora, tem um agravante: Será que todas as regras morais são morais? Daí que vem a liberdade porque somos livres a não aceitar tudo como se fossemos passivos e sem emoções
davegrohl2006: Até porque, as relações humanas são dinâmicas e por não haver um ordenamento moral universal e eterno, toda a moralidade que temos hoje foi fruto de uma desobediência à moralidade anterior de quem desobedeceu tais regras impostas por arbitratriedade! Espero ter ajudado!

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
0

Resposta:

1) O primeiro deles é a condicionalidade - o ato moral é o limite para o qual toda a liberdade humana está diante dos seres igualmente livres mas que de acordo com a vontade própria, ele age conforme seu tempo e sua razão. No caso da condicionalidade, há a imposição de bloqueios que impedem por exemplo as pessoas se relacionarem umas com as outras de maneira arbitrária. É o caso da mãe (que é livre para fazer tal tarefa doméstica ou não) pedir ao filho ou a filha (que também é livre para fazer ou não) que lave os pratos depois do almoço! Por uma máxima de que a mãe é superior aos filhos ou pelas regras sociais que aprendemos de que devemos por dever respeitar os pais e auxiliá-los, os filhos ficam condicionados a fazer para haver tal "pacificação" e evitar o conflito.

O segundo efeito é regulamentação - o ato moral é um ato regulador de modo que a liberdade (levada ao extremo) pode se descambar em um conflito em que um subordinará o outro para que esse renuncie sua liberdade ao favor de seus desejos. Havendo tal regulamentação que nada mais é do que os hábitos e costumes de uma determinada cultura, o agir moral será também o agir comportamental de modo que nossa atuação no cumprimento dos papeis sociais que assumimos ao longo da vida nos guiará para que lado vamos em favor da preservação da espécie humana uma vez que o conflito em que dois tentam se subordinar é essencialmente violento e pelo menos 1 deles morrerá no conflito.

O terceiro efeito é a formação do ethos - como o sujeito é um ser que não consegue viver por si mesmo, ele sente a necessidade de viver entre as outras pessoas e para viver em sociedade, ele precisa se adequar aos hábitos e costumes formando assim seu ethos a partir do ethos local; Uma vez constituido do ethos local, ele passa a refletir e construir sua moralidade ou sua visão de mundo a partir desse ethos local e suas ações serão ou de acordo ou de desacordo com o ambiente em que vive.

Explicação:

Perguntas interessantes