Geografia, perguntado por joaopedrsilva958, 1 ano atrás

1- Quais são os dois maiores aquíferos do Brasil?
2- Onde está localizado o Aquífero Guarani no Brasil?
3- Onde se localiza o maior aquifero do Brasil?
4- Quantos Poços Artesianos há perfurados em seu município?
5- Qual órgão é responsável pela autorização e controle da
abertura de poços artesianos no município?
6- Quais outras formas de abastecimento de água existem no
município?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielsoarespadula
9

1- Guarani e o Alter do Chão

2- O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior da América do Sul e uma das maiores do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

3- Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 ano. Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada.

Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, novos estudos feitos por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará) apontaram para uma área maior e deram uma nova definição.

4- Neste mês de maio, foi iniciada a perfuração dois novos poço artesianos no município. Um foi perfurado na comunidade de Linha Barão do Triunfo e outro foi perfurado na comunidade de Linha Conte. O objetivo da perfuração de novos poços no município é de viabilizar água de qualidade a famílias que enfrentam dificuldades em períodos de estiagem.

A ação foi realizada através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) e a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). O investimento do município para perfuração foi o combustível, o transporte das máquinas, o acompanhamento com dois servidores públicos e o licenciamento para a perfuração dos poços.

5- Os recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas) constituem- se em bens públicos que toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle.

Se uma pessoa quiser fazer uso das águas de um rio, lago ou mesmo de águas subterrâneas, terá que solicitar uma autorização, concessão ou licença (Outorga) ao Poder Público. O uso mencionado refere-se, por exemplo, à captação de água para processo industrial ou irrigação, ao lançamento de efluentes industriais ou urbanos, ou ainda à construção de obras hidráulicas como barragens, canalizações de rios, execução de poços profundos, etc.

A outorga de direito de uso ou interferência de recursos hídricos é um ato administrativo, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público faculta ao outorgado fazer uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.

6- Você sabe o que é e como funciona um sistema de abastecimento de água? Neste artigo, você vai conhecer sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água convencional no Brasil.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% desse volume é de água doce e a maior parte está concentrada em geleiras. Assim, resta apenas uma pequena porcentagem de águas superficiais para nossas atividades.

Perguntas interessantes