Geografia, perguntado por pedroarthurcanpd3zv8, 1 ano atrás

1. Quais são as três principais bacias hidrográficas da América do Sul?
2. Como a colonização de exploração afetou a América Latina?
3. Cite as principais características que diferenciam a América Latina da América Anglo-Saxônica
4. Defina globalização.
5. Explique de que forma a globalização tem aumentado a desigualdade entre os países
6. O que são investimentos estrangeiros diretos?
7. Como funciona uma bolsa de valores?
8. O que é dívida externa?
9. Como a dívida externa prejudica o orçamento de um país?
10. O que é FMI? Quais são suas funções?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafathecreepyzov7ckf
1

1- Bacia Amazônica: está localizada na floresta Amazônica e abrange Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana.

Bacia do Prata: corresponde à união de três sub-bacias (Paraná, Paraguai e Uruguai).

Bacia do Rio São Francisco: encontra-se totalmente em território brasileiro e tem como rio principal o São Francisco.

2- Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.

3-

- A América Latina foi colônia de exploração, Anglo-Saxônica foi colônia de povoamento  

- Os idiomas  

-Os colonizadores

4- espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e da quebra das fronteiras entre esses mercados.

5- Um dos problemas provocado pela globalização é o aumento acelerado do índice de desemprego em todo o mundo, resultado dos avanços tecnológicos que tiram inúmeros postos de trabalho.  

  Apesar do crescimento mundial na produção, o mesmo não acontece com o consumo, uma vez que esse cresce somente em países desenvolvidos ou em populações elitizadas de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, ou seja, em uma restrita parcela dos habitantes do planeta.

6- Investimento estrangeiro direto (IED) é o investimento feito para adquirir um interesse duradouro em empresas que operem fora da economia do investidor.

7- “A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, por exemplo as opções.”

8- Dívida externa é o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Esses recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeiras internacionais (FMI, Banco Mundial, etc.), bancos ou empresas privadas.[1]

9- No Brasil, a dívida pública já chega aos R$ 4,19 trilhões. Cerca de R$ 3,1 trilhões compõem a dívida pública federal (DPF), formada pelas dívidas interna e externa (veja quadro). O restante se deve às chamadas operações compromissadas do Banco Central.

10- O FMI – sigla para Fundo Monetário Internacional – é uma organização supranacional criada em 1944 pela Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos. Ele tem por objetivo controlar as finanças e a economia internacional, de forma a evitar problemas econômicos, tais como as Crise de 1929 e qualquer outro tipo de instabilidade financeira. Sua sede encontra-se atualmente na cidade de Nova York.

Perguntas interessantes